Elon Musk é vice: conheça a chinesa que tira o sono do chefão da Tesla

Stella Li, CEO da BYD nas Américas, é uma figura de grande destaque no cenário global de veículos elétricos.

A BYD vem ganhando cada vez mais espaço no mercado automotivo internacional, e seus produtos não saem da boca do povo brasileiro. Em meio à disputa global pela liderança do mercado de veículos elétricos, Stella Li se destaca como CEO da marca nas Américas.

A perspicácia da executiva levou a fabricante chinesa a um novo patamar, e hoje a empresa batalha pelo domínio da produção de automóveis elétricos e híbridos. Antes focada na produção de baterias, a marca já bate de frente com a Tesla.

A influência de Stella Li

A executiva nasceu em 1978, na província de Anhui, na China, e formou-se em engenharia automotiva pela Universidade de Tsinghua. Logo após finalizar a graduação, começou a trabalhar na empresa de seu tio Wang Chuanfu, a BYD, que na época fabricava baterias.

Com visão estratégica e inovadora, ela diversificou a linha de produção da companhia e colocou a venda de carros elétricos em foco, dando destaque à sustentabilidade. Sob sua liderança, a ascensão da marca chamou a atenção do mundo todo.

Stela Li assumiu o cargo de CEO da BYD nas Américas em 2019, quando expandiu a operação da montadora para mercados da América do Norte e do Sul. Por conta de seu compromisso com o meio ambiente, ela foi citada pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo na categoria “Clima”.

Musk que se cuide

A visão de Stella Li levou a BYD a ultrapassar a Tesla em volume de fabricação e venda de veículos elétricos no início de 2024. Foram 3,02 milhões de veículos vendidos globalmente em 2023, sendo 1,44 milhão de híbridos plug-in, que a Tesla não vende. A marca de Elon Musk emplacou 1,8 milhão de BEVs, contra 1,57 milhão da chinesa.

Durante um evento recente realizado na Cidade do México, a CEO afirmou que mantém uma boa relação com Elon Musk e enxerga a concorrência como algo positivo. A declaração demonstra que ela preza por uma competição saudável no segmento.

No Brasil, a BYD já iniciou a construção de sua primeira fábrica de carros elétricos, onde serão produzidos modelos como o Dolphin, Dolphin Mini e Yuan Plus, além do híbrido Song Plus. O início da produção está previsto para o período entre o fim de 2024 e o começo de 2025.

você pode gostar também