Em meio a escândalos, Toyota é a marca de carro mais vendida pelo quarto ano consecutivo
A fabricante reportou alta de 7,2% em suas vendas globais no último ano.
Mais uma vez a Toyota mostra a sua força e é eleita a fabricante que mais vendeu carros pelo mundo pelo quarto ano consecutivo. Só no ano passado, a marca japonesa teve uma alta de 7,2% em nas vendas ao redor do mundo. No total, foram 11.233.039 veículos comercializados em 12 meses. A segunda colocação deste ranking ficou com a Volkswagen, com 9,2 milhões de veículos vendidos.
Contudo, é importante ressaltar que o balanço inclui todas as submarcas dos grupos observados. Portanto, no caso da Toyota, as vendas da Daihatsu, Lexus e Hino Motors (especializada em caminhões), por exemplo, entram na contagem.
Outras conquistas
Também não se pode esquecer que o sucesso não é de agora. Prova disso, é que a Toyota superou a venda de 10 milhões de unidades pelo décimo ano consecutivo. A exceção é o ano de 2020, quando a pandemia de Covid-19 reduziu o volume anual de todas as montadoras. No caso da japonesa, o montante de venda chegou a 8,6 milhões.
Escândalos envolvendo a marca
Mesmo com resultados inquestionáveis quando se trata de volume de venda, os escândalos recentes envolvendo a marca mancham a reputação da empresa, representando um futuro incerto para a Toyota. No ano passado, por exemplo, a fabricante fraudou um teste de colisão do Yaris na Tailândia. Já em 2024, a marca também descobriu que houve a manipulação de resultados de testes de emissões de três carros no Japão.
Akio Toyoda, CEO e bisneto do fundador da marca, se pronunciou, em uma tentativa de apaziguar a sociedade acerca dos escândalos. “Gostaria de pedir desculpas aos nossos clientes e acionistas pelas inconveniências causadas na Toyota, Diahatsu e Hino Motors”, pronunciou.
Segundo a Reuters, a Toyota planejava que a divulgação de seu balanço global de vendas ocorresse no dia 14 de fevereiro, aniversário do fundador da marca, Sakichi Toyoda. Porém, os escândalos e irregularidades fizeram a marca readequar o seu calendário.