Emissões zero? Descubra se carros elétricos são mesmo mais sustentáveis

Modelos eletrificados ganham cada vez mais espaço, só em outubro foram 2.370 emplacamentos em todo o Brasil.

Aos poucos, os carros eletrificados estão se tornando uma realidade no país. Com preços cada vez mais acessíveis e com maior autonomia, muitos brasileiros estão considerando a possibilidade de migrar para um modelo elétrico ao trocar de carro. O número de adeptos é essa tendência não para crescer. Somente em outubro, foram registradas 2.370 colocações nessa categoria, de acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Embora esse número possa não parecer muito alto, ele representa um crescimento significativo de 272% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram emplacadas pouco mais de 600 unidades. No acumulado do ano, já são 67.047 vendas de janeiro a outubro, um aumento de 73% em comparação a 2022. Os números continuam em ascensão, mas a questão que persiste é: esses modelos são realmente sustentáveis?

Sustentabilidade

Com números cada vez mais expressivos, a expectativa é que, até 2030, 1 a cada 5 veículos vendidos seja eletrificado. Se tratarmos de um cenário mais amplo, indo até 2040, a previsão é que só haja venda de modelos elétricos.

E é dentro desse universo que as picapes híbridas e elétricas, recém-chegadas ao Brasil, fazem sucesso e são sustentáveis. Os modelos SUVs eletrificados são vistos como promissores para uma mobilidade com foco em redução de carbono. Na prática, quanto maior o veículo, maior é também a redução total de emissões ao substituir o motor a combustão por um elétrico.

Prova disso é que estudos apontam que, em média, a redução de dióxido de carbono equivalente é de 45 toneladas para sedãs, 56 toneladas para SUVs e 74 toneladas para picapes ao longo da vida útil do veículo.

Baterias

De fato, os motores eletrificados geram menos gases de efeito estufa, se comparado ao motor de combustão. Contudo, para que a linha seja ainda mais sustentável, é necessário realizar ajustes na produção de baterias.

E é por isso que a bateria se coloca ainda como um entrave na produção de carros sustentáveis. Mas, de toda forma, é importante destacar que as baterias usadas nesses veículos têm alta durabilidade, ou seja, cerca de 15 anos. Atrelado a isso, percebe-se que os custos para substituição das baterias também vem em queda, além de existir a possibilidade de se trocar por baterias remanufaturadas, por cerca de 60% do valor original.

Estrutura de carregamento em expansão

Não é só a venda de veículos eletrificados que avança ao redor do globo. O mesmo ocorre com o desenvolvimento da infraestrutura de carregamento. Nesse sentido, na Europa, já existem leis de incentivo ao carregamento de carros elétricos a partir da instalação de estações de recarga a cada 60 km nas principais rotas até 2026.

Igualmente, o continente também assumiu a meta de zerar as emissões de gás carbono de veículos até 2035. Na prática, após esta data, carros a combustão não terão mais espaço no mercado dos zero km.

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