'Encalhou' geral! Carros não vendidos da Tesla são visíveis até do espaço

Pátios da montadora abarrotados de carros podem ser vistos em imagens de satélite capturadas em março de 2024.

A Tesla deve estar preocupada com a forte queda nas vendas de veículos elétricos, principalmente porque a produção da montadora superou a demanda a um nível quase vergonhoso. São tantos carros “encalhados” nos pátios abarrotados da marca que a situação pode ser vista até do espaço.

Na Alemanha, a montadora registrou menos de 1.900 novos emplacamentos em maio. Esse resultado ruim ajudou a Volkswagen a voltar ao topo do segmento de carros totalmente elétricos no país, com uma vantagem de mais de três mil unidades no acumulado do ano sobre a empresa de Elon Musk.

Entre janeiro e março, a montadora sediada no Texas entregou 387 mil carros no mundo, uma queda de 8,5% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Para equilibrar as contas, o chefe anunciou a demissão de 10% de seu quadro de funcionários, o maior corte dos últimos anos.

Musk também tem afastado possíveis compradores com seu comportamento e investido tempo e atenção em outras frentes. Mesmo assim, os acionistas da montadora aprovaram o pacote de remuneração de US$ 56 bilhões do CEO, sinalizando aprovação à sua liderança.

Carros vistos do espaço

Segundo informações do portal Sherwood News, a Tesla já tem tantos carros encalhados nos pátios que já é possível ver o “monte” do espaço. Imagens de satélite capturadas em março de 2024 mostram os estacionamentos da fábrica bem cheios de automóveis não vendidos.

As fotos de satélite e análises de detecção de objetos do SkyFi comparam a situação da Gigafactory em março de 2024 com outubro de 2023. A planta está localizada nos arredores de Austin, no Texas. Na comparação, é possível ver que os pátios estão consideravelmente mais cheios, reforçando o mau momento para a marca.

Confira as imagens e a análise completa aqui.

Para não jogar toda a responsabilidade sobre os ombros de Musk, é bem verdade que houve uma desaceleração na demanda do público por veículos totalmente elétricos. Além disso, o desafio das marcas ocidentais ficou maior com a chegada das concorrentes chinesas e suas alternativas mais baratas, a exemplo da BYD.

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