Entrou na tendência? Ferrari considera retorno do câmbio manual em seus carros

Ferrari analisa a reintrodução do câmbio manual em modelos exclusivos da linha Icona, visando atrair entusiastas e atender clientes tradicionais.

A Ferrari, em um dos períodos mais prósperos de sua história, registrou vendas recordes em 2024 e garantiu encomendas até 2026. Com a expectativa de lançar seu primeiro carro elétrico em breve, a fabricante busca expandir ainda mais sua clientela.

O retorno do câmbio manual surge como uma possibilidade, segundo o chefe de desenvolvimento de produtos, Gianmaria Fulgenzi.

Durante entrevista à revista australiana Carsales, Fulgenzi revelou planos de trazer de volta o câmbio manual, não em modelos de produção regular, mas em edições limitadas. A ideia é implementar esse sistema nos futuros veículos da linha Icona, que incluem sucessores dos modelos Monza SP1/SP2 e Daytona SP3.

Demanda por câmbio manual e potencial lançamento

Apesar de a Ferrari ter descontinuado o câmbio manual há mais de uma década, clientes de grande poder aquisitivo têm solicitado seu retorno. O último modelo a contar com esse tipo de transmissão foi o California, produzido até 2012.

Até mesmo Lewis Hamilton, piloto da Scuderia Ferrari na Fórmula 1, manifestou interesse pelo sistema manual e sugeriu a criação de um modelo F44, baseado na F40, com três pedais.

Caso o projeto do Icona avance, a fabricante italiana terá que limitar o torque do motor para evitar que o pedal da embreagem se torne excessivamente pesado. Os modelos Monza SP1/SP2 e Daytona SP3 apresentam torques de 73 kgfm e 71 kgfm, respectivamente.

A perspectiva é de que os clientes aceitarão um torque reduzido em troca da experiência de trocar marchas manualmente.

Tendência no mercado de superesportivos

A transmissão manual tem ganhado força no segmento de superesportivos. O GMA T.50, inspirado no McLaren F1, é oferecido apenas com câmbio manual.

A Aston Martin inovou ao introduzir um câmbio manual no Valour, enquanto o Ford Mustang GT Performance terá 200 unidades com essa transmissão no Brasil. Além disso, a maioria dos compradores do Pagani Utopia optou pela versão com três pedais.

Na linha Porsche 911 atual, os modelos Carrera T e GT3 Touring oferecem câmbio manual, proporcionando uma experiência de condução mais autêntica. Em caso de aprovação, um futuro Ferrari com transmissão manual provavelmente será totalmente a combustão, preservando a essência dos puristas da marca.

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