Moto: 5 erros amadores que que podem te deixar a pé

Saiba como se prevenir das situações mais comuns quando o assunto é falta de manutenção de motocicletas.

Quando se trata de manutenção de motos, parece que os problemas sempre surgem nos momentos mais inconvenientes, como quando estamos atrasados ou temos compromissos inadiáveis. Apesar das coincidências, a realidade é que a maioria dos imprevistos decorre do descuido ou da falta de atenção com a manutenção preventiva.

Para que você não seja pego de surpresa, destacamos os cinco erros que mais deixam os motociclistas na mão.

1- Bateria arriada

A bateria é, sem dúvida, a questão mais comum quando se trata da manutenção de motos. Isso ocorre porque, na maioria dos casos, os motociclistas não prestam atenção aos prazos de validade ou à carga da bateria.

Para evitar esse problema, é fundamental não deixar a moto parada por muito tempo, além de realizar manutenção periódica. É importante ressaltar que uma bateria dura, em média, três ou quatro anos com uso constante. No entanto, se a moto ficar parada, a bateria pode descarregar e o condutor sequer conseguirá dar a partida.

2- Falta de óleo

É comum que os motociclistas descuidem do nível de óleo lubrificante, prejudicando o bom funcionamento do motor. Fique atento: o intervalo entre as trocas de óleo varia para cada modelo, sendo essencial consultar essa informação no Manual do Proprietário.

De maneira geral, as motos de 150 cm³ e 160 cm³ precisam de nova lubrificação a cada 5 mil km rodados ou a cada 12 meses. Além disso, é recomendado verificar o nível do óleo a cada 15 dias.

3 – Cabos rompidos

O rompimento dos cabos de embreagem e acelerador também está entre os principais problemas de manutenção. Na prática, esses componentes se desgastam com o tempo e podem se romper.

Para evitar essa situação, é ideal verificar os cabos regularmente e lubrificá-los sempre que necessário.

4 – Carburador

Apesar de hoje estar presente em poucas motos novas, o carburador ainda é utilizado em modelos mais antigos. O uso de combustível de má qualidade pode entupir o carburador, interrompendo a alimentação do motor. Para quem possui modelos carburados, é recomendável usar combustível de qualidade, não deixar a moto parada por muito tempo e realizar revisões periodicamente.

5- Pane seca

Por incrível que pareça, muitas pessoas ficam paradas na rua por falta de combustível na moto. No último ano, foram registrados 54.735 casos de pane seca nas 11,1 mil km de rodovias sob gestão da Agência de Transporte do Estado de São Paulo, envolvendo automóveis, caminhões e motos.

A dica é abastecer sempre antes de pegar a estrada e não confiar na reserva de combustível. Abasteça assim que a luz da reserva acender.

Por fim, é importante lembrar que a pane seca é considerada infração média, resultando em quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além de multa no valor de R$ 130,16.

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