Este é o novo Dodge Journey, inspirado no chinês GAC GS5
Por enquanto, o único motor confirmado é um motor 1.5 turbo a gasolina de 150 cv, associado a uma transmissão automática Aisin de 6 marchas e tração dianteira.
Seguindo uma estratégia semelhante à da Ford com o Territory e que no México está se tornando cada vez mais comum, a Dodge apresentará lá o novo Journey, que nada mais é do que um GAC GS5, um SUV chinês que já é comercializado em alguns mercados na América Latina.
Há poucas semanas começaram a circular os primeiros teasers em que apenas a parte dianteira do veículo era vista na sombra ou camuflada, anunciando a chegada de um novo SUV Dodge. Por fim, foi a próprio GAC (Guangzhou Automotive Group) que desvendou parte do mistério ao publicar uma fotografia da primeira unidade produzida para a marca americana na fábrica da China e que será exportada para o México como parte de uma joint venture entre as duas empresas.
Esteticamente, a única diferença com o GS5 está na frente, com uma grade preta específica, semelhante a outros produtos Dodge. De momento não existem imagens do interior do SUV, embora tal como no exterior, apenas se diferissem pelo emblema.
Características
Em termos de dimensões, mede 4,7 metros de comprimento, 1,8 metros de largura e 1,7 metros de altura, níveis que o colocam no topo do segmento SUV. Seus equipamentos são bastante completos, destacando-se por itens como o controle automático de temperatura com saídas de ar para os bancos traseiros, câmeras com visão 360º, carregador sem fio, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 10 polegadas e assistente de partida em rampa.
Quanto à sua mecânica, o único motor confirmado é o 1.5 turbo com 150 cv associado à conhecida caixa automática de 6 velocidades Aisin. Para mais tarde também se fala em um 2.0 turbo de 252 cv, com a mesma transmissão e sempre com tração dianteira.
Sim, sabemos que este “Journey” não tem absolutamente nada a ver com o que se comercializava no Brasil a até há pouco mais de um ano e que também tinha uma configuração de 7 lugares. É mais uma solução temporária e uma forma de gerar vendas aproveitando o acordo entre a Stellantis e o GAC.
O verdadeiro sucessor do Journey está em desenvolvimento e usará a plataforma Alfa Romeo Giorgio original. Nesse caso, o GS5 só será vendido em alguns mercados da região, começando justamente pelo México. Por enquanto, sua chegada ao nosso país não está planejada.