ESTE foi o carro usado que mais valorizou no mês de setembro
Setembro de 2024 registra alta significativa no valor dos carros usados, enquanto margens de lucro dos lojistas diminuem.
O mercado automotivo brasileiro vivencia um momento de ascensão, com o preço médio de carros usados atingindo um novo patamar em setembro de 2024. O aumento no ticket médio, que ultrapassou R$ 83 mil, contrasta com a redução nas margens de lucro dos lojistas.
Entre os carros que mais se destacaram, o Toyota Yaris Sedan liderou as valorizações, registrando uma média de venda de R$ 90 mil. Este veículo permaneceu aproximadamente 36 dias no estoque, ligeiramente acima do tempo médio, mas ainda assim manteve uma margem bruta de 11,4%.
O estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados (PVU), da Auto Avaliar, revelou um cenário de demanda aquecida, apesar da redução na margem bruta para 10,7%. O giro de estoque, por sua vez, atingiu uma média de 34 dias, a menor nos últimos anos.
Foto: Divulgação/Toyota
Ranking de valorização de veículos usados
No ranking de valorização, o Toyota Yaris Sedan foi seguido pelo Honda City Hatch, com preço médio de R$ 111 mil e margem bruta de 10,3%, além de um estoque médio de 33 dias. O Toyota Corolla completou o pódio, com margem de 9,6% e preço médio de R$ 134 mil, destacando-se pelo menor giro de estoque: 32 dias.
Apesar da alta nos preços, o retorno sobre o investimento (ROI) das concessionárias registrou 72%. O cenário econômico, ainda em recuperação e com perspectivas de aumento nos juros, influencia diretamente o mercado, conforme apontado por Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer.
A Fenabrave contabilizou a comercialização de 1,026 milhão de carros e comerciais leves usados em setembro, um aumento de 13,5% em relação ao ano anterior. O Norte e Nordeste se destacaram pelo giro de estoque mais rápido, enquanto o Norte e Sudeste apresentaram o maior ROI, 11%.
No Brasil, a Auto Avaliar analisa o desempenho de 2.788 concessionárias de 23 marcas. Com presença em sete países, a empresa movimenta US$ 1,4 bilhão em vendas anuais. O Centro-Oeste ficou com o menor ROI (9,3%), enquanto a região Sul registrou uma margem-bruta de 10,8% e giro de estoque de 33 dias.