Estes 6 sinais são claros: está na hora de trocar de carro

O desgaste natural, aliado a algumas outras questões, como desvalorização, alto custo são alguns dos fatores fundamentais para a troca de veículos

Com o passar dos anos, os veículos acabam sofrendo desgastes inevitáveis que podem impactar sua segurança e eficiência. Diante desses cenários e de outros, como questões financeiras ou necessidades, é essencial estar atento para uma possível troca de carro.

Porém, nem sempre é uma situação fácil e exige algumas avaliações para uma mudança.

Confira alguns sinais de que é o momento ideal para trocar de veículo

1- Custo com manutenção

À medida que os carros envelhecem, o custo das peças de reposição e da mão de obra para manutenção pode aumentar significativamente. Se você perceber que está gastando uma quantia considerável em reparos e manutenção, pode ser um sinal de que está na hora de trocar de carro.

Uma forma de saber se a manutenção está ficando mais cara é fazer uma conta em relação às despesas anuais do veículo. Caso esses valores superem os 10% do valor total do carro em relação à tabela FIPE, esse é o momento para a mudança.

2- Desvalorização

A desvalorização é um fator inevitável para todos os veículos, e o motorista precisa ficar atento ao mercado. Se o veículo sair de linha ou houver uma mudança radical no modelo do carro, ele sofrerá com a baixa em seu preço. Caso ocorra essa depreciação rápida do automóvel, é um grande sinal para a mudança.

3- Financeiro

Um grande ponto para ficar atento é se o veículo não se adequa mais ao seu padrão financeiro. Por exemplo, um carro que pesa no orçamento familiar, fazendo-o desembolsar mais do que deve, ou que não condiz mais com sua realidade, pode ser o grande momento da troca.

Porém, para a troca e a chegada de um carro novo, também virão outros gastos. Nem sempre a mudança é sinal de que não haverá gastos. O recomendado é que exista um planejamento para saber se o carro atual está dando prejuízo e quais serão os gastos com o veículo que será adquirido.

4- Problemas Mecânicos Frequentes

Quando o carro começa a fazer visitas frequentes ao mecânico, isso é um sinal de que ele está envelhecendo. Além disso, se você observar que várias peças do carro começam a se desgastar, como equipamentos que são fundamentais para o bom funcionamento do veículo, esse é um dos momentos para avaliar uma mudança.

5- Novas necessidades

Algumas necessidades familiares ou de trabalho também acarretam uma provável mudança de veículo. Por exemplo, se você tem um carro mais compacto e sua família cresce um pouco mais, o ideal é adquirir um carro um pouco maior para atender às suas demandas.

Ou, se no trabalho, você precisa de um carro maior ou mais forte, esses são alguns pontos para considerar na troca.

6- Qual a quilometragem ideal para trocar de veículo?

Outro fator que também entra nessa lista de sinais para a troca do veículo é a quilometragem, já que ela indica o quanto o carro foi utilizado.

De acordo com alguns especialistas, o ideal é 60 mil quilômetros, pois, nessa marca, o automóvel já apresentará alguns desgastes. Entretanto, esse número é variável de acordo com cada carro e motorista.

você pode gostar também