Poucos sabem, mas você pode: 6 dicas preciosas para economizar na manutenção do seu carro

Conheça táticas que vão manter o seu carro ou moto longe da oficina por um longo período de tempo.

A manutenção regular em qualquer veículo é obrigatória para garantir a segurança, o bom desempenho e evitar o desgaste precoce de peças e sistemas. Em outras palavras, ações como a troca de óleo e dos filtros, assim como a verificação de freios e pneus, não podem ser adiadas.

No entanto, mesmo assim, existem algumas maneiras de economizar na manutenção do seu carro ou moto, o que pode representar um verdadeiro alívio para o bolso.

Veja seis modos de economizar na manutenção de seu veículo

1- Fique atento ao peso do veículo

Esteja ciente da capacidade de carga do seu carro. Na prática, quanto mais peso o veículo carregar, maior será o esforço do motor. Essa ação influencia diretamente na velocidade de desgaste dos componentes, assim como dos pneus. Evite sobrecarregar o porta-malas para manter o equilíbrio do veículo.

2- Atenção ao uso das marchas

Evite acelerar ou frear de forma agressiva. Com essa simples ação, é possível reduzir o desgaste dos componentes do carro. Também tenha cuidado com a caixa de câmbio: evite deixar o carro em ponto morto na descida, por exemplo. Além de atrapalhar o fornecimento de combustível, essa ação causa desgaste no carro.

3- Mantenha os pneus adequados e calibrados

Manter os pneus com a calibragem correta, assim como o alinhamento e balanceamento do carro, economiza combustível e prolonga a vida útil desses componentes.

4- Troque o óleo regularmente

Lembre-se de que a cada 10 mil quilômetros é necessário realizar a troca de óleo, assim como a substituição dos filtros de ar. Isso ajuda a diminuir o desgaste do motor, evitando danos mais dispendiosos.

5- Velas de ignição e filtros de combustível

Mantenha esses dois componentes sempre em boas condições. Essa prática faz diferença no desempenho, assim como gera economia ao evitar manutenções inesperadas.

6- Use água desmineralizada no sistema de arrefecimento

Esqueça a água da torneira! O cloro presente na água da torneira pode causar ferrugem, gerando desgaste ou até mesmo erosão em peças e componentes. Opte, portanto, pela água desmineralizada no sistema. Assim, você protege seu veículo do enferrujamento e da sujeira nas mangueiras, radiador e reservatório de água.

você pode gostar também