Estreia das montadoras chinesas BYD e GWM custou mais para quais marcas?
‘Invasão chinesa’ no mercado automotivo afeta montadoras mais tradicionais com décadas de presença no Brasil.
A chegada de montadoras chinesas de carros elétricos no Brasil tem transformado o mercado automotivo nacional nos últimos anos. BYD e GWM são as marcas que lideram a “invasão chinesa” ao país e mostram aos consumidores todas as vantagens dos veículos a bateria.
Modelos como BYD Dolphin, BYD Song Plus e GWM Haval 6 são uma pedra no sapato de fabricantes com décadas de presença no país, que viram suas vendas recuarem desde a estreia das concorrentes. Os mais atingidos são justamente os carros com maior presença na categoria.
Antes de seu lançamento por aqui, o GWM Haval H6 já era apontado como rival direto do Corolla Cross e do Jeep Compass, sobretudo na versão híbrida do primeiro. A previsão estava certa, já que o híbrido chinês somou 10,7 mil unidades vendidas entre maio e dezembro de 2023.
Em fevereiro de 2023, antes da chegada dos carros chineses no Brasil, foram emplacadas 4.430 unidades do Compass e 3.335 do Corolla Cross. Já em fevereiro deste ano, o volume caiu para 4.074 e 2.878, nessa ordem.
Naturalmente, o Haval H6 não conseguiu conquistar a liderança do segmento, principalmente porque seus preços giram em torno de R$ 214 mil e R$ 319 mil. Porém, o carro já está na quarta posição dos mais vendidos na categoria, um feito alcançado com bastante rapidez.
Carros da BYD
Entre os SUVs médios, o BYD Song Plus é outro destaque do mercado desde sua chegada. Com preços a partir de R$ 230 mil, o carro foi o quarto híbrido mais vendido no país em fevereiro de 2023, com 7.669 unidades, mas alcançou o terceiro lugar um ano depois, atrás apenas do Compass e do Corolla Cross.
Já no caso do BYD Dolphin, a conversa é um pouco diferente. O modelo subiu ao pódio de carro elétrico mais vendido do país no ano passado, com 6,8 mil emplacamentos. No ranking geral de eletrificados, ele ocupa a quinta posição.
As vítimas foram o Renault Kwid, por conta do preço, e o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20, devido à potência e ao porte. O rival de fato do Dolphin só chegou pelas mãos de outra chinesa, a GWM, que trouxe o Ora ao país dentro da mesma faixa de preço.
Montadoras como Caoa Chery, Peugeot, Jac e Renault, que estavam na batalha do segmento há mais tempo, tiveram que reduzir os preços de seus carros em até R$ 100 mil. O Dolphin foi lançado por menos de R$ 150 mil, mas hoje custa R$ 179.800.