Executivo revela porque os carros ficaram mais ‘gastões’ na linha 2024

Modelos deste ano estão mais ‘gastões’ e a explicação pode estar relacionada à homologação obrigatória dos veículos.

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) atualizou os dados do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), ranking que mede o consumo médio de combustível dos veículos novos vendidos no Brasil. Os dados referentes à linha 2024 se destacaram negativamente em relação aos valores do ano passado.

Houve aumento no consumo médio em alguns modelos na comparação com a mesma versão (motor e câmbio iguais) da linha 2023. Os valores são medidos em MJ/km (megajoules por quilômetro) e quanto mais alto o resultado, maior é o consumo.

A mudança foi mais discreta para uns, e menos para outros. Segundo o Inmetro, o Volkswagen Nivus Comfortline 2024 consome em média 1,68 MJ/km, ante 1,66 MJ/km da linha 2023. Os dois carros possuem o mesmo motor 1.0 TSI turbo flex e uma transmissão automática idêntica de seis marchas.

O caso é o mesmo do Peugeot 208 Like, que no modelo 2023 fazia 1,37 MJ/km, mas em 2024 tem eficiência energética de 1,47 MJ/km. Mais um exemplo é o Chevrolet Onix LT 2024, cujo consumo médio é de 1,46 MJ/km, contra 1,45 MJ/km na versão 2023.

O que explica a diferença?

Em 2022, muitos motoristas precisaram passar por ajustes ou foram retirados de linha para atender às determinações do Proconve L7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores). Porém, se isso não ocorrerá em 2024, o que explica o aumento no consumo?

O gasto de combustível dos modelos deste ano, ao menos dos mencionados, mudou muito pouco ou nada. Um ou outro carro pode até ter se tornado mais gastador com a inclusão de algum item de série, mas a diferença é pequena demais.

A explicação está na homologação obrigatória dos veículos quanto aos respectivos consumo e emissões, segundo João Irineu Medeiros, vice-presidente de assuntos regulatórios para a América do Sul da Stellantis. O processo é exigido para que os automóveis possam ser vendidos no Brasil.

“Para agilizar o processo, passamos a fazer uma única homologação para diferentes versões de um mesmo modelo de veículo. A legislação permite fazer isso, desde que essas versões estejam dentro de um determinado limite de peso e tenham igual motorização. Contudo, nesse caso, a unificação considera o pior consumo dentre essas versões”, explica Irineu.

O Peugeot 208 Like, por exemplo, não teve aumento no gasto de combustível na linha 2024. No entanto, o PBEV traz a versão Like com o consumo médio da configuração Style, que é mais completa e gasta mais.

Em resumo, o executivo explica que o 208 Like 2024 continua com consumo médio de 1,37 MJ/km, mas na tabela aparece com a média de 1,47 MJ/km da versão Style.

“Só na Stellantis, tivemos neste ano mais de 90 modelos e versões para homologar. Assim, unificar as homologações, dentro das regras, foi a saída que encontramos. Na prática, nada mudou para o consumidor”, acrescenta.

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