Fabricante dos iPhones, Foxconn lançará veículos elétricos de até 750 cv

A Foxconn, famosa por construir iPhones para a Apple, lançou a Foxtron durante o Hon Hai Tech Day e três conceitos de carros elétricos.

Enquanto se prepara para construir veículos elétricos para empresas como Fisker e Lordstown Motors, a Foxconn também planeja construir alguns com sua própria marca de EV, Foxtron, que foi oficialmente lançada na segunda-feira.

O fabricante terceirizado de Taiwan, famoso por construir iPhones para a Apple, lançou o Foxtron durante o Hon Hai Tech Day e revelou os três primeiros veículos da marca.

Os veículos incluem o crossover Modelo C, o sedã Modelo E e o ônibus Modelo T, todos os três em estágio de protótipo. Temos certeza de que a Ford não gosta dos nomes do sedã e do ônibus, e a Foxconn pode acabar trocando-os para a produção. Lembre-se, a famosa Ford impediu a Tesla de usar o nome Modelo E.

A Foxtron foi estabelecida há um ano como uma joint venture entre a Foxconn e o Yulon Motor Group, uma montadora taiwanesa que ao longo dos anos construiu uma série de carros sob licença de montadoras rivais, incluindo Jeep, Mercedes-Benz e Nissan.

O Modelo C e o Modelo E são baseados na plataforma EV modular da Foxconn, revelada há um ano. O Modelo C é um pequeno crossover com 7 assentos e motor suficiente para uma aceleração de 0-100 km/h em 3,8 segundos.

O Modelo E, cujo design foi feito pela Pininfarina, é um sedã de tamanho médio com uma potência de cerca de 750 cv, ou o suficiente para uma aceleração de 0-100 km/h em 2,8 segundos. Ambos os veículos têm um alcance de mais de 600 km, embora a Foxconn não tenha dito que ciclo de teste ele usa.

O Modelo T é o mais próximo de atingir a produção. O ônibus tem uma velocidade máxima de 120 km/h e um alcance de aproximadamente 320 km.

Produção

O Modelo T deve entrar em produção em 2022 e será usado inicialmente por cidades de Taiwan. O modelo C deve ser lançado por volta de 2023 e será vendido em Taiwan sob uma das marcas da Yulon, possivelmente Luxgen. A Foxconn não disse quando o Modelo E entrará em produção.

Chi-Sen Tso, vice-presidente da Foxtron, estima que os veículos elétricos podem rapidamente se tornar um negócio importante para a Foxconn. Ele estima que o setor valerá aproximadamente US$ 35 bilhões para a Foxconn em cinco anos.

A Foxconn no início de 2021 investiu na problemática startup chinesa de EVs, Byton, e a empresa também formou uma joint venture com a Geely para construir carros e peças automotivas. No início de outubro, também concordou em comprar a antiga fábrica da General Motors em Lordstown, Ohio.

É possível que a Foxconn construa alguns veículos Foxtron na fábrica, embora o plano inicial seja usar o local para construir um EV acessível para Fisker e a caminhonete elétrica Endurance para Lordstown Motors, o atual proprietário da fábrica.

você pode gostar também