Faixa amarela vs. faixa franca: conhecer a diferença entre elas evita multas de até R$ 3 mil

Embora sejam linhas parecidas, as diferenças de cores também impactam no fluxo dos veículos.

As faixas brancas e amarelas têm funções distintas no trânsito e os motoristas precisam saber exatamente o que significam. Afinal de contas, a falta de conhecimento pode gerar multa e prejuízo para o bolso.

No entanto, mais do que isso, também pode colocar a vida em risco em diversas situações. Portanto, saber o significado e as funções das duas cores é essencial para o motorista e para todos que estão no trânsito.

Primeiramente, vamos citar as diferenças entre as cores: na prática, as duas servem para controlar o fluxo do trânsito, a troca de lado e, também, o estacionamento, se é permitido ou não.

Faixas brancas no trânsito

Primeiramente, vamos lembrar que uma faixa branca contínua ao lado da sarjeta significa que é permitido estacionar naquele trecho. Quando aparece uma faixa amarela na sequência, indica que, naquele ponto, não se pode estacionar e quem o fizer poderá ser multado.

Outro ponto importante é que a faixa branca controla o fluxo do trânsito, mas apenas em um mesmo sentido. Por exemplo, uma linha tracejada branca significa que é possível trocar de faixa e fazer ultrapassagens.

Por outro lado, quando temos linhas brancas contínuas na estrada, é proibido fazer ultrapassagem ali. Inclusive, muita gente não sabe disso e acaba sofrendo multa. Contudo, como já foi dito, a linha contínua e a linha tracejada, quando brancas, valem apenas para quem está indo no mesmo sentido.

Inclusive, nos acostamentos, quando há uma área de aceleração e entrada na estrada, existe a faixa tracejada por alguns metros. Depois, ela se torna contínua e, ali, já não é mais permitido entrar na pista.

Função da faixa amarela no trânsito

Como já dito anteriormente, ao lado da guia, a faixa amarela contínua significa que é proibido estacionar naquele espaço. Normalmente, elas existem em frente a garagens e também em áreas exclusivas para carga e descarga em zonas comerciais.

Mas também tem a função de controlar o fluxo do trânsito em sentidos opostos. Para isso, a faixa pode ser também tracejada ou contínua. Quando há uma única faixa contínua dividindo as estradas, significa que é proibida a ultrapassagem naquele local.

E, se for faixa dupla contínua, tem a mesma função, geralmente em estradas mais largas, e mostra que, de ambos os lados, é proibido ultrapassar.

Por fim, também temos a faixa amarela tracejada, que permite ultrapassagens e trocas de lado por alguns momentos. Há, ademais, faixas tracejadas de um lado e contínuas do outro.

Para isso, é importante lembrar que se permite a ultrapassagem apenas de um lado e, raramente, tem-se as faixas amarelas pontilhadas dos dois lados.

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