Faz mal completar o radiador com água da torneira?

Hábito que parece inofensivo pode acabar com o seu carro.

Motoristas nem sempre se atentam, mas é fundamental cuidar bem do sistema de arrefecimento do motor dos carros, também conhecido como radiador. Neste caso, especialistas alertam: nunca complete o nível do líquido apenas com água da torneira.

O mais recomendado é utilizar a proporção correta de água desmineralizada junto ao aditivo indicado pela empresa fabricante do veículo. Alguns pedem mais, outros menos. Siga sempre o que diz o manual do carro.

E essa recomendação é tão importante que existe um equipamento chamado refratômetro que, entre suas funções, possui uma que consiste na medição da proporção desse aditivo para não errar na dose.

Por que não pode completar com água da torneira?

O que acontece é que, ao colocar água comum, seja ela da torneira, do rio ou até água mineral, daquelas adquiridas em supermercados, acaba ocorrendo a formação de resíduos indesejáveis, como, por exemplo, o calcário.

Completar o nível com água da torneira é uma prática bastante danosa, pois, com o passar dos anos, provoca corrosão e até o entupimento das tubulações de dutos internos e da bomba de água, além de reduzir a temperatura de ebulição.

Foto: Reprodução

É aí que entra o papel do aditivo, que trabalha de forma a evitar a corrosão e a ebulição do líquido de arrefecimento, diminuindo o risco de o motor “ferver”. Ele também tem papel anticongelante, algo que, na prática, não tem muita serventia aos brasileiros.

Outro ponto importante: nunca se deve abrir o reservatório, também chamado de vaso de expansão, com o motor ainda quente. Isso porque o líquido e os gases aquecidos sob pressão podem provocar queimaduras graves.

O que fazer então

Depois que o motor esfriar, abra a tampa devagar e com cuidado, sempre pressionando-a levemente para baixo e girando-a no sentido anti-horário. Caso o motor superaqueça por falta de líquido, redobre os cuidados ao abrir a tampa e coloque a água desmineralizada e o aditivo bem devagar, em pequenas quantidades.

Fazendo isso, você prevenirá o choque térmico, que pode acabar trincando o motor. Em relação ao nível, este precisa estar entre as marcações máxima e mínima presentes no reservatório.

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