Férias de julho chegando: 4 itens para analisar no carro antes de pegar a estrada

Caso tenha notado algo estranho, por menor que seja, a recomendação é fazer uma visita ao mecânico.

O mês de junho está quase no fim e muitas pessoas estão ansiosas para pegar as malas e cair na estrada e aproveitar as férias escolares de julho. No entanto, antes de curtir o merecido descanso, é importante atentar-se à saúde do carro que será usado na viagem.

Primeiramente, quem for viajar de carro para aproveitar as férias de julho deve atentar-se em relação à manutenção do automóvel, observando se está tudo certo. Caso tenha notado algo estranho, por menor que seja, a recomendação é fazer uma visita ao mecânico para identificar o defeito, seja na parte elétrica, no motor ou nos acessórios.

Foto: CC7/Shutterstock

4 itens que o motorista deve analisar no carro antes de pegar a estrada

Confira a seguir uma lista de recomendações para quem pretende viajar nas férias e deseja rodar com segurança:

1. Luz de injeção acesa: tenha cuidado

Se você notar que a luz do ícone da injeção eletrônica está acesa, é bom correr para o mecânico. Isso pode significar problemas no motor, seja em relação à temperatura da água, velocidade, rotação, quantidade de oxigênio liberado e volume de ar.

Qualquer alteração nessas informações, a luz do painel acenderá instantaneamente. O carro, então, continua funcionando apenas para evitar que o motorista fique na rua, como se o sistema estivesse “quebrando um galho” até que o problema seja identificado o mais rápido possível.

2. Pneus carecas ou que tenham bolhas na lateral

Antes de viajar, é fundamental checar todos os pneus do veículo. Caso o motorista note que estão carecas ou com bolhas, é preciso trocá-los o quanto antes.

A dica se aplica não apenas para quem vai pegar a estrada, mas também para quem utiliza o veículo diariamente. Pneus carecas são potencialmente perigosos, principalmente em dias de chuva. Além disso, não esquecer do alinhamento e balanceamento é fundamental.

3. Óleo e água

Semanalmente, é recomendado que o motorista fique atento aos níveis de óleo e água do veículo, sempre observando se há pequenas poças debaixo do veículo. O ideal é que isso se torne um hábito e não apenas quando for viajar.

O que acontece é que todo consumo extra de óleo ou água, por menor que seja, pode se tornar um grande problema, sobretudo no verão, com as altas temperaturas. Se isso acontecer, há grandes chances de prejuízos, como empenar o cabeçote ou até mesmo fundir o motor.

4. Carro demorando para pegar pela manhã

Se você acha que isso não tem nada a ver com pegar a estrada, saiba que está enganado. Um dos problemas que mais deixam os motoristas nas ruas é quando a bomba de combustível para de funcionar, atrapalhando principalmente na primeira partida do dia com o carro.

Isso acontece quando o veículo está na reserva ou utiliza combustíveis adulterados, erros que acabam danificando a bomba. Por outro lado, a dificuldade de fazer o carro pegar pela manhã também pode indicar problemas de bateria fraca e velas desgastadas, fatores que aumentam ainda mais a necessidade de uma visita ao mecânico antes de partir em viagem.

você pode gostar também