Fiat Panda 2025: carro pode ser o sucessor do Argo? Veja se ele tem força

Dados vazados na internet trazem informações relevantes acerca de um dos lançamentos mais esperados da Fiat para o próximo ano.

A nova geração do Fiat Panda veio à tona a partir do vazamento de dados. Trata-se de imagens de patente do modelo. A partir da divulgação de projeções, feitas pelo site russo Kolesa, é possível perceber que o design, por exemplo, será completamente revisto, apesar de diretamente inspirado no conceito Centoventi de 2010. A novidade também terá uma carroceria quadrada, além de elementos que fazem referência à primeira geração do Panda.

Ao observar a dianteira do veículo, é possível notar faróis delineados com LED na parte interna. Eles serão conectados por uma linha com entalhes oblíquos no lado esquerda, lembrando o antigo emblema da marca. Já na parte traseira, as lanternas ganham formato quadrado e serão divididas por uma faixa horizontal iluminada. Já a tampa do porta-malas é reta e curta.

Foto: Divulgação

Brasil

Não se pode negar que o Panda 2025 terá papel importante no portfólio da Fiat no Brasil. Além disso, o modelo traz também importância estratégica para o comercial. Isso porque, em um primeiro momento, se apresentará apenas na versão elétrica. A sua missão será a de incluir a Fiat no segmento de EVs de entrada, ou seja, concorrendo diretamente com os modelos chineses que ganham cada vez mais espaço no mercado dos eletrificados.

Diante disso, só se pode esperar preços competitivos, uma autonomia interessante e um carro repleto de equipamentos. Mas essa confirmação só virá no dia 11 de julho, quando ocorrerá a apresentação oficial do Panda 2025.

Produção

Vale lembrar que a produção do modelo ocorrerá na fábrica de Kragujevac, na Sérvia. No momento, a planta está passando por modernização justamente para produzir versões eletrificadas dos carros da Fiat.

Talvez seja por isso que o Panda 2025 terá sua estreia apenas elétrico, enquanto a versão atual fica como opção para quem prefere motores a combustão. O modelo antigo, inclusive, não estará fadado ao esquecimento. Ele passará por um processo de reestilização e deve seguir sendo produzido na fábrica de Pomigliano, na Itália, até 2026. Depois disso, deve sair de linha.

Especificações técnicas

Até onde se sabe, quando se trata da parte mecânica, o Panda 2025 terá a mesma plataforma global Smart Car, usada no novo Citroën C3, por exemplo. Igualmente, o conteúdo técnico do Panda também deve ser o mesmo do C3. Em outras palavras, espera-se um motor elétrico no eixo dianteiro com potência de 83 kW (113 cv), além de uma bateria de 44 kWh, gerando uma autonomia de 320 km.

Ao que tudo indica, mais tarde, o modelo também receberá versões movidas a combustão.

Mercado nacional

Na prática, o Panda nunca foi oficialmente vendido no Brasil. Mas não se pode negar que sempre teve alguma semelhança técnica e estética com o Fiat Uno. Agora, ao que tudo indica, a nova geração trará similaridades com o Fiat Argo.

Até porque, no final de 2023, a montadora declarou que pretende unificar as linhas da Europa e do Brasil. O objetivo da ação é justamente melhorar os índices de rentabilidade. Por isso, Oliver François, CEO da Fiat, afirmou que “não há como a Fiat se tornar regularmente lucrativa se não fundirmos nossas linhas europeias e sul-americanas”.

Portanto, espera-se que o Panda se torne uma opção real em nosso mercado, como um sucessor do Argo.

você pode gostar também