Fiat Pulse tem avaliação preocupante em teste de impacto

Modelo recebeu apenas duas estrelas no teste de impacto do Latin NCAP; Entenda o que está em risco.

Duas de cinco estrelas. Esta foi a avaliação do Fiat Pulse no último teste de impacto do Latin NCAP. O órgão é um instituto independentes de segurança viária para veículos comercializados na América do Sul e na América Central. Como justificativa, o Latin NCAP afirma que “a limitada proteção lateral para a cabeça oferecida aos ocupantes e baixa pontuação para a proteção dos ocupantes infantis” explicam a classificação.

Mas não para por aí: O instituto também aponta que o Pulse tem “disponibilidade limitada” de assistentes e sistemas de condução semiautônoma e do lembrete de cinto de segurança afivelado.

Fiat Pulse

O carro que participou da avaliação foi a versão mais básica, com quatro airbags de série, assim como controles de tração e estabilidade, dentre outros recursos de segurança. Contudo, o modelo não traz frenagem automática de emergência, nem assistente de permanência em faixa. Tais recursos estão disponíveis apenas em outras versões do SUV compacto.

O Latin NCAP concedeu 67,18% de índice de proteção para ocupantes adultos, 55,88% para ocupantes infantis e 55,81% para assistência de segurança.

Critérios de avaliação

Os testes com o Fiat Pulse envolveram impacto frontal, lateral, assim como lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestre e “teste do alce” para avaliar o risco de capotagem em mudanças bruscas de trajetória.

Como resultado, os testes apontam que a unidade tem estrutura estável no impacto fronto. Já quando se trata do impacto lateral, o modelo traz proteção total para adultos, enquanto no caso de teste de colisão de impacto lateral de poste, a proteção vai de marginal a bom. Isso porque, a cobertura limitadas do sistema de proteção lateral para a cabeça abaixou a pontuação do carro na proteção do ocupante adulto.

Os resultados com ocupante criança também não são bons. Isso porque a proteção tem limitações para a região da cabeça tanto no impacto frontal quanto lateral.

Posicionamento

Segundo Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, a Stellantis demonstrou, com o Fiat Pulse, que pode incorporar os requisitos do Latin NCAP desde o desenvolvimento de um novo modelo. “Porém, a estratégia de segurança demonstrou não ter a robustez necessária, especialmente em relação à proteção da cabeça em caso de impacto lateral, ao desempenho estrutural em testes de colisão e à disponibilidade da frenagem autônoma de emergência, que precisam ser melhorados”.

Para ele, os recursos de segurança, assim como os esforços para melhorá-los, precisam de adoção como um padrão para os modelos mais baratos ou populares. O secretário reforça, ainda, que tal atitude já foi adotada pela concorrência.

Direito de resposta

Já a Stellantis, dona da Fiat, afirmou em nota que recebeu com “muita surpresa” a avaliação do crash-test. Além disso, disse que o modelo escolhido para avaliação está desatualizado em comparação ao disponível nas concessionárias.

Por fim, a montadora afirma que tem foco total no cliente, assim como na evolução constante da segurança veicular e no respeito à legislação. Para a Stellantis, o Fiat Pulse é um dos mais seguros do segmento e reforça que possui o mais completo e moderno Centro de Segurança Veicular do Hemisfério Sul.

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