Fim de uma era! Audi encerra produção de carro esportivo icônico
Veículo tinha poucas vendas e era um dos mais caros da marca alemã; ainda assim, nunca perdeu o glamour e fãs cativos.
A Audi entra em nova fase na sua história no mundo automotivo e, em 2024, anunciou o fim da produção de um de seus carros mais tradicionais, encerrando uma era.
Na prática, a Audi já queria ter encerrado a produção do veículo no ano passado, mas adiou para 2024. Isso tudo devido à demanda e à procura de alguns clientes, muitos dos quais motivados por essa notícia.
Mas, a partir deste ano, o R8 passa a ser parte do passado da gigante da indústria automotiva alemã. E não terá continuidade em sua produção na Audi Böllinger Höfe, fábrica que fica na pequena cidade de Heilbronn, na Alemanha.
Audi encerra era com esportivo
A Audi é uma das marcas de carros mais bem conceituadas do mundo. E o R8 era um dos ícones entre os veículos esportivos da fabricante alemã.
Entretanto, o modelo que fez tanto sucesso por tantos anosagora se despede do mercado. Naturalmente, os modelos usados e essa última levade produção ainda vão circular por muito tempo.
Além disso, o R8 também poderá se tornar um modelo para colecionador, já que vai ficar cada vez mais raro. E, o mais importante, é que cumpriu o papel e já fez história na empresa alemã e no mercado mundial de carros esportivos.
Nos últimos tempos, esse modelo se tornou um dos menos vendidos da marca. No entanto, como a produção iria se encerrar, houve um aumento de 49% nas vendas, com 1.591 unidades comercializadas no ano passado.
Outro ponto que inibia as vendas do carro era o preço. Isso porque passava da casa de R$ 1 milhão, considerando a conversão para a moeda brasileira.
R8 amarelo
E, para uma despedida em grande estilo, o último carro R8 da Audi é amarelo, com bastante expressividade. A edição será a Performance Quattro Edition, que conta com fibra de carbono em seu pacote externo.
Mas também chama a atenção por conta da roda de 20 polegadas, cheia de estilo. Para um esportivo de luxo, isso pode ser considerado mais que essencial.
Por fim, com o encerramento da produção do R8, os fãs da marca já vivem a expectativa por um substituto à altura. Entretanto, ao menos por agora, não se têm planos de um novo carro com essa concepção para o mercado. E, quando a Audi apresentar algum projeto novo, certamente dará indícios no mercado, agitando e chamando a atenção dos clientes em potencial.