Fique atento! Confira os principais golpes de motoristas de Uber (e como evitá-los)
Uber no Brasil: alerta sobre golpes comuns de motoristas.
O que parece ser um motivo de segurança e comodidade para os passageiros também é uma oportunidade para golpistas. A Uber, que se tornou uma realidade no Brasil, é usada para fraudes de diversas formas praticadas pelos motoristas.
Os golpes vão desde aumentar o tempo da viagem para faturar mais dinheiro até não finalizar a corrida após deixar o passageiro.
Fique atento aos principais golpes praticados pelos
motoristas de Uber
1 – Mudança do tipo de pagamento
Um dos golpes utilizados pelos motoristas de aplicativo é pedir a troca da forma de pagamento, que difere da selecionada anteriormente. Geralmente, eles solicitam que o passageiro faça o pagamento em dinheiro, mesmo que a pessoa tenha optado por pagar com cartão.
Caso isso ocorra, não se deve pagar o motorista de forma diferente da escolhida e, após a viagem, é importante relatar o incidente ao suporte da Uber.
2 – Trajeto prolongado propositalmente
Outro golpe que vem se espalhando é quando os motoristas estendem o trajeto da corrida de forma intencional, tornando-o mais longo do que o necessário. Assim, o condutor deixa de seguir o GPS e opta por um caminho mais longo.
Para evitar isso, ao entrar no carro, confirme com o motorista se o trajeto pode ser feito de acordo com o GPS ou indique um caminho de sua preferência.
3 – Motorista não finaliza a viagem
Outro golpe aplicado por alguns motoristas de aplicativo é ode não finalizar a corrida mesmo após deixar o passageiro no local indicado. Com isso, muitas vezes, mesmo após já ter desembarcado, a corrida segue correndo e o valor fica bem superior ao combinado anteriormente.
Caso isso ocorra, o passageiro deve solicitar ajuda ao suporte da Uber. No app, ele deverá ir em “Atividade” e escolher a corrida a ser contestada. Após clicar em “Ajuda com sua viagem”, apessoa deve clicar em “Revisar minha tarifa” e explicar a situação.
4 – Motorista diferente da foto
Mais um golpe que ocorre é quando o motorista do carro não é o mesmo da foto do aplicativo. Neste caso, é fundamental que o passageiro não entre no veículo, porque isso pode ser muito perigoso e a pessoa pode ser vítima de roubos, sequestros e abusos. Após constatar isso, é fundamental fazer uma denúncia. No app, o passageiro deve clicar em “Atividade”, depois em “Relatar problema de segurança” e relatar o fato.
Como evitar cair nos golpes?
Para não cair nesses golpes, o ideal é que o passageiro esteja sempre atento, e existem algumas dicas para ter uma maior segurança. A primeira delas é verificar sempre a avaliação do motorista ao solicitar a corrida, observando a nota e quantas corridas ele já realizou. Também é bom olhar os comentários e elogios ao motorista.
Outra dica importante para o passageiro é solicitar um código de segurança para confirmar a viagem, o U-Código. Ele consiste em quatro números aleatórios que aparecem após solicitar a corrida. Para ter acesso a esse recurso, a pessoa deve acessar “Conta”, “Configurações”, “Confira sua viagem”, “Use o código para confirmar as viagens”.