Ford Fiesta pode ter retorno triunfante em versão elétrica mais acessível; veja quando
Fabricante norte-americana teria planos de relançar o modelo no Brasil com opção eletrificada a partir de 2026.
Será que os carros elétricos podem se tornar populares um dia? Esse cenário parece estar nos planos de montadoras como a Ford, que tem a intenção de ressuscitar o Fiesta no mercado como um modelo a bateria popular, com preço mais acessível.
Segundo informações do portal Autocar, a ideia depende da utilização de uma plataforma elétrica mais barata que está em fase de desenvolvimento pela marca. Se tudo der certo, o retorno triunfal do compacto, que deixou de ser fabricado no ano passado após 47 anos de história, pode ocorrer em 2026.
No Brasil, ele foi produzido em três gerações entre 1996 e 2019. Além do hatch, a linha reunia versões sedã, SUV (EcoSport) e até picape (Courier). A despedida por aqui ocorreu junto com a do Focus, após o fim de sua produção na fábrica da Argentina em 2019.
Ford Fiesta pode voltar como elétrico barato
Ford Fiesta Street 2022 (Foto: Divulgação/Ford)
A nova plataforma que pode viabilizar o retorno do modelo é um projeto que conta com a participação de Alan Clarke, ex-engenheiro da Tesla. Essa mesma base será usada em outros automóveis eletrificados da Ford a partir de 2026, todos destinados ao segmento de preço menor.
Segundo a publicação, a equipe responsável pela próxima linha da montadora norte-americana conta com cerca de 300 pessoas, incluindo ex-funcionários da Rivian e ex-engenheiros da Apple. Além disso, completam o time especialistas que trabalharam na Fórmula 1.
Ainda não há muitos detalhes sobre a plataforma ou a lista de modelos que vão recebê-las, mas a previsão é que os primeiros estreiem no mercado dos Estados Unidos entre o fim de 2026 e o começo de 2027.
O Fiesta pode ser um dos escolhidos pela fabricante para compor sua nova família de elétricos de baixo custo, devido à sua importância histórica nas vendas da Ford. O modelo foi um dos mais vendidos do mercado europeu desde seu lançamento, onde continuou vivo até 2023, mesmo que já registrasse um baixo volume de vendas.