Ford Ka usado: preços, pontos fortes e tudo que você precisa saber antes de comprar

A terceira geração do modelo está fora de linha desde 2021, mas continua em alta no mercado de carros usados.

Lançada no Brasil em 2014, a terceira geração do Ford Ka continua tendo alta procura no segmento de veículos usados. As novidades trazidas pela marca desde aquela época foram muitas, incluindo motorização, tecnologia, visual e uma versão sedã, o Ka+.

A montadora encerrou a produção nacional do hatch em meio a uma reestruturação global que teve como desdobramento o encerramento de duas fábricas no país. Apesar da carroceria, o modelo recebeu muitos elogios relacionados ao espaço interno e ao acabamento, principalmente porque incorporou materiais de melhor qualidade e um design mais ergonômico na comparação com os rivais.

Evolução do Ford Ka

A última linha do KA tinha versões com motores 1.0 e 1.5. O primeiro era o Ford 1.0 TiVCT de três cilindros, que rendia 85 cv de potência e torque de 10,5 kgfm com etanol e 80 cv e torque de 10,0 Nm com gasolina. As médias de consumo eram de 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade, e 10,4 km/l e 15,1 km/l com gasolina, respectivamente, segundo o Inmetro.

Outra opção era o motor Sigma 1.5 16V Flex, com 110 cv de potência e 14,1 kgfm de torque com etanol e 105 cv e 143 Nm com gasolina. Esse fazia 7,9 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina na cidade; e 9,5 km/l com etanol e 13,6 km/l com gasolina na estrada.

Uma mudança importante trazida em 2016 foi a chegada da versão SEL, topo de linha, que vinha com itens como sistema SYNC com AppLink. Na linha 2017, a Trail estreou com proposta aventureira e estilo mais robusto. Novos refinamentos e ajustes no design interno e externo ocorreram nos anos seguintes, incluindo pequenas mudanças estéticas no visual.

Na linha 2019, a Ford lançou a versão Freestyle, uma opção mais robusta e bem atraente. O ano seguinte foi marcado por muitas melhorias e pela chegada da versão Titanium, a nova topo de linha, que vinha com bancos de couro, detalhes cromados e mais recursos tecnológicos e de segurança. Já na última linha, o destaque foi o aprimoramento do acabamento interno.

Preços

Mesmo fora de linha, o Ka ainda é um bom investimento por motivos como fácil manutenção e peças de reposição baratas e fáceis de achar. O hatch de terceira geração tem tudo para agradar o comprador, até mesmo no preço. Veja os valores do modelo (tabela Fipe):

  • Linha 2015: de R$ 37.598 a R$ 37.792
  • Linha 2016: de R$ 38.538 a R$ 40.551
  • Linha 2017: de R$ 40.496 a R$ 42.154
  • Linha 2018: de R$ 42.183 a R$ 48.021
  • Linha 2019: de R$ 46.856 a R$ 61.464
  • Linha 2020: de R$ 50.992 a R$ 65.096
  • Linha 2021: de R$ 52.452 a R$ 66.965
você pode gostar também