Ford mais caro do planeta custa R$ 13 milhões. Tem no Brasil?
Supercarro mais raro que alguns modelos de Ferrari e Lamborghini tem preços na casa dos R$ 13 milhões, um dos mais caros do Brasil.
A lista de carros mais caros do mundo passa por mudanças frequentes com a chegada de novos modelos ao mercado, e algumas vezes surpresas acontecem. É o caso da terceira geração do Ford GT, que aqui no Brasil é um dos automóveis com preço mais alto já registrados.
O modelo é mais raro do que muitos supercarros da Ferrari e da Lamborghini, uma vez que existem apenas quatro unidades rodando no país inteiro. Cada uma delas pode custar mais de R$ 13 milhões, dependendo de suas características.
Por conta de toda essa raridade e do preço exorbitante, o público vai à loucura sempre que um dos quatro exemplares aparece pelas ruas brasileiras. Quase sempre, eles trafegam na rica e luxuosa região dos Jardins, na capital paulista, fazendo os entusiastas levantarem suas câmeras para registrar a presença do GT.
“São os Ford GT de nova geração, produzidos a partir de 2018. Temos quatro ao todo no Brasil, sendo um Carbon Series, dois normais e um Heritage Edition, mais valorizado”, conta Paíto Boldrin, dono da loja Paíto Motors, especializada em carros de luxo.
Conforme mencionado pelo especialista, um dos carros já vistos rodando por aí é um Ford GT Carbon Series, que teve apenas 50 unidades produzidas em 2019. Rara em qualquer país, essa configuração esportiva custava US$ 641 mil com todos os opcionais e tinha fibra de carbono até nas rodas.
Convertendo na cotação atual, o valor fica na casa dos R$ 3,27 milhões, sem incluir os custos de uma eventual importação. Estes, por sua vez, podem deixar o veículo até três vezes mais caro.
Ford GT
O supercarro da Ford é inspirado no GT40, modelo de pista, e contou com três gerações no total. A segunda, mais ousada e disputada do que a primeira, foi produzida entre 2016 e 2022.
Sua carroceria, chassi e outros elementos são fabricados em fibra de carbono, material leve e extremamente resistente que reduziu mais de 18 kg do peso total. Ele está presente nas rodas, na suspensão, no volante, no painel e até nas faixas da carroceria. Já os parafusos das rodas e o sistema de escape são de titânio, enquanto a janela da tampa do motor é de policarbonato.
Quando o assunto é motorização, o Ford GT é equipado com o mesmo motor V6 3.5 Ecoboost biturbo usado na Ford F-150 americana, que gera 651 cv e 76 kgfm (ou 13 cv extras no ano-modelo 2020). O propulsor é combinado com um câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas da Getrag, permitindo uma velocidade máxima de 350 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos.