Freio motor, a técnica que pode te salvar na descida da serra
Muitas pessoas têm medo ou não sabem a forma correta de descer as serras e ficam em perigo na direção.
Na hora de descer a serra e pegar a praia, muita gente teme dirigir por conta da característica peculiar da descida. Em alguns lugares, como a serra de Ubatuba (SP) ou a Serra do Rio do Rastro (SC), esse temor é ainda maior, mas algumas técnicas, como o freio motor, podem ajudar bastante.
Talvez o maior problema nesse caso seja a falta de conhecimento do motorista quanto ao freio motor. Assim, muitos optam por usar o ‘ponto morto’, o que é muito perigoso e também aumenta o consumo de combustível.
Por falar em ponto morto, muita gente acha que, sem engatar marchas, vai economizar. Mas, ao contrário, o motor continua injetando combustível e acaba gastando até mais.
Afinal, o que é o freio motor?
Agora, muitos devem estar se perguntando: o que é o freio motor? Na prática, não se trata de nenhum mecanismo específico, mas sim de uma forma de dirigir e descer engrenado em uma serra.
Neste caso, o freio motor ocorre quando utilizamos marchas mais reduzidas para fazer essa descida sem risco. De acordo com especialistas em trânsito, o correto é ir reduzindo as marchas, uma por uma, até encontrar o ponto adequado.
Isso faz com que o motor do carro aumente a rotação e, de certa forma, segure o carro. Desse modo, vai descer a serra sem acelerar muito e sem precisar pisar no freio.
Inclusive, pisar no freio durante a descida da serra é um grande erro do motorista, que pode causar acidentes. Isso acontece porque, ao acionar o freio excessivamente na descida, pode haver um desgaste maior da pastilha, o que poderia resultar em falha e perda de função.
Portanto, não se deve ficar colocando o pé no pedal do freio o tempo todo, apenas em algumas situações. Além disso, com o freio motor, fica mais fácil segurar o carro sem precisar acionar o equipamento.
Outros câmbios
Mas, e quem tem carro com câmbio automático e CVT, como fazer para usar o freio motor? No caso deles, também é possível agir de forma parecida, sem precisar pisar no freio para descer a serra.
No caso do câmbio automático, pode-se usar as posições D2 e D3, que vão ter o mesmo efeito do freio motor, garantindo assim uma rotação maior e menor aceleração do veículo.
E, se tiver o câmbio CVT, poderá acionar a posição ‘L’, que também garantirá o mesmo efeito. Além de proporcionar mais segurança, o freio-motor também favorece uma maior economia de combustível.