Freio que ‘freia’ sozinho: quais carros já têm essa tecnologia no Brasil?
Saiba como a frenagem autônoma de emergência está mudando a segurança viária no Brasil e no mundo, reduzindo riscos de acidentes graves.
A frenagem autônoma de emergência, conhecida como AEB, tem se tornado um recurso indispensável em veículos zero-quilômetro no Brasil. Seu propósito é prevenir acidentes, já que grande parte das ocorrências no trânsito resulta de falhas humanas.
Distrações ao volante, como o uso de celulares, são fatores comuns que dificultam reações rápidas dos motoristas diante de obstáculos inesperados.
A tecnologia AEB não é apenas uma inovação, ela é essencial para minimizar colisões frontais. Em vários países europeus, sua inclusão nos veículos é obrigatória.
Este sistema pode reduzir significativamente danos físicos e materiais, garantindo maior segurança não só para motoristas, mas também para pedestres.
Funcionamento da frenagem autônoma
Foto: metamorworks/Shutterstock
O sistema AEB opera com sensores e câmeras integrados ao veículo, localizados no para-brisa e para-choque. Esses dispositivos identificam rapidamente veículos, pedestres ou obstáculos. Ao detectar um possível perigo, o sistema primeiramente alerta o condutor por meio de sinais sonoros e visuais.
Na ausência de reação do motorista, o carro aciona automaticamente os freios, utilizando o sistema ABS. Esse mecanismo oferece até 1G de desaceleração na força de frenagem, prevenindo ou atenuando colisões. Quando combinado com o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), a AEB também regula a velocidade frente a outros veículos.
Veículos de fabricantes como a Tesla possuem sistemas de inteligência artificial (IA) avançados que facilitam a condução semiautônoma. Mesmo assim, a presença de um motorista atento é insubstituível. A tecnologia, por mais eficiente que seja, ainda não substitui o fator humano.
Modelos nacionais equipados com AEB
No Brasil, a frenagem semiautônoma de emergência ainda não é exigida por lei. No entanto, alguns modelos já saem da fábrica com essa tecnologia, como Chevrolet Tracker Premier e S10 High Country; Fiat Pulse Impetus e Toro; Honda City e City Hatch Touring; Hyundai Creta Ultimate, HB20 e HB20S Diamond; Jeep Renegade, Compass e Commander; Toyota Corolla e Corolla Cross; Volkswagen Nivus e T-Cross Highline.
A implementação da AEB será obrigatória em todos os novos veículos nos Estados Unidos a partir de setembro de 2022. Essa medida é amplamente apoiada pelas montadoras norte-americanas, destacando-se como um avanço significativo na segurança veicular.