Freios a tambor: por que os carros atuais utilizam na parte traseira?
Entenda a lógica econômica por trás da escolha dos freios a tambor na traseira de carros modernos, mesmo em modelos esportivos.
Nos últimos anos, a indústria automotiva tem buscado a redução de custos nos modelos mais acessíveis. Um exemplo dessa tendência é a escolha dos freios a tambor nas rodas traseiras, mesmo em veículos que antes utilizavam freios a disco nas quatro rodas.
A principal razão para essa mudança é o custo de produção. Freios a tambor são mais baratos de fabricar e manter em comparação aos freios a disco. Essa escolha também simplifica a instalação do freio de estacionamento eletrônico, reduzindo ainda mais o custo.
Apesar de os freios a disco oferecerem melhor desempenho em frenagens extremas e terrenos molhados, a maior parte da frenagem é realizada pelo eixo dianteiro. Dessa forma, freios a tambor são considerados suficientes para veículos menores e mais leves.
Vantagens dos freios a tambor
Além do custo, os freios a tambor proporcionam outras vantagens em determinadas situações. Eles têm uma área de contato maior, sendo menos propensos a travar as rodas traseiras, o que é útil em várias condições de estrada.
Entretanto, é importante mencionar que, em condições de chuva, os freios a tambor podem perder eficiência mais rapidamente do que os freios a disco. Essa desvantagem deve ser levada em conta pelos motoristas em regiões chuvosas.
Foto: The Image Engine/Shutterstock
Exemplos no mercado automotivo
Um exemplo claro dessa tendência é o Volkswagen Polo. O modelo atual, ao contrário das versões anteriores, como a Comfortline de 2018, passou a utilizar freios a tambor na traseira como parte de uma estratégia de redução de custos.
Outro exemplo notável é o Fiat Pulse, que segue a mesma linha ao adotar freios a tambor na traseira, mesmo em sua versão esportiva Abarth. Essas mudanças refletem um movimento maior de simplificação de componentes em vários modelos.
No geral, a adoção de freios a tambor na traseira é uma estratégia de redução de custos. Embora ofereçam algumas limitações de desempenho, eles atendem às necessidades da maioria dos veículos de passeio. Essa tendência destaca o equilíbrio entre custo e funcionalidade na produção automotiva moderna.