Gasolina não! Abastecer com etanol é mais vantajoso nestes 9 estados e DF
Confira o levantamento da ANP que mostra os estados onde abastecer com o etanol é mais vantajoso em relação à gasolina.
Os combustíveis ainda são um grande dilema para os motoristas brasileiros, que tentam a todo custo fugir dos aumentos nos preços das bombas. É comum haver o dilema sobre qual é mais vantajoso: gasolina ou etanol? Tudo vai depender de um simples cálculo.
Segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o etanol está mais competitivo em comparação à gasolina em 9 estados, além do Distrito Federal desde a última semana. No período, o etanol tinha paridade de 65,42% frente à gasolina.
Para especialistas do setor, o etanol possui forte poder de mercado e pode se tornar competitivo mesmo com a paridade acima de 70%. Tudo vai depender do veículo em que o biocombustível é utilizado.
Foto: 15Studio/Shutterstock
Onde vale mais a pena abastecer com etanol ao invés de gasolina?
O etanol se tornou mais competitivo em relação à gasolina nos seguintes estados:
- Acre;
- Amazonas;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Minas Gerais;
- Paraná;
- São Paulo; e
- Distrito Federal.
Nas demais unidades federativas, abastecer o carro com gasolina torna-se mais vantajoso, principalmente em relação ao custo e à autonomia.
Gasolina ou etanol: como calcular qual compensa mais?
Donos de carros flex sempre se veem nesta dúvida a cada ida ao posto de combustível. Para facilitar essa decisão, existe um cálculo que indica qual dos dois vale mais a pena, na chamada regra dos 70%. Ele leva em consideração o preço e o rendimento de cada combustível.
Para a regra, basta dividir o preço do litro do álcool pelo da gasolina; se o resultado for menor que 0,7, o ideal é abastecer com etanol. Se for maior, a gasolina é a melhor opção.
O fundamento desse cálculo é que a eficiência da gasolina é 30% maior em comparação com o álcool. No entanto, diante dos avanços tecnológicos dos carros com motores flex, o consumo de etanol e gasolina pode ser menor ou chegar a até 75%, invalidando, em certos casos, a regra dos 70%.