Gasolina sem carbono anunciada pela Petrobras existe? Muita gente entendeu errado

Petrobras revela estratégia de neutralização de carbono para gasolina Podium, suscitando questões sobre a verdadeira neutralidade do combustível.

A Petrobras apresenta sua gasolina Podium como carbono neutro, e isso tem gerado debates entre consumidores quanto às emissões de carbono. No geral, trata-se de uma estratégia de compensação utilizada pela empresa.

Embora a Petrobras promova a Podium como carbono neutro, isso não implica na ausência de emissões. O que acontece é que ainda não existe gasolina sem carbono disponível comercialmente, apenas uma opção sintética, em testes no Chile para competições, que não é amplamente acessível.

A neutralidade anunciada pela Petrobras baseia-se na aquisição de créditos de carbono que equivalem às emissões geradas pela gasolina Podium no Brasil. Esses créditos são comprados de empresas que reduziram seu impacto ambiental por meio de projetos específicos.

Entendendo a compensação de carbono

Foto: Shutterstock

O processo de compensação adotado pela Petrobras visa equilibrar as emissões de carbono geradas pelo uso da gasolina Podium. A empresa adquire créditos de carbono de empresas que conseguiram diminuir suas emissões ou implementaram projetos de captura de carbono.

Assim, mesmo que o consumidor utilize a gasolina Podium, as emissões de carbono ocorrem. O diferencial está no compromisso da Petrobras em comprar créditos para equilibrar essas emissões, prática comum no cenário global. Ou seja, não é o combustível em si o produto livre de carbono como muitas pessoas estão acreditando.

Comparação com o Etanol

Apesar da confusão, por outro lado, o etanol surge como uma alternativa de menor impacto ambiental em comparação à gasolina. Ele contém aproximadamente um terço do carbono presente na gasolina, e seu processo de produção absorve CO2, resultando em um balanço quase neutro de emissões. Resumindo:

  • Gasolina tem alto teor de carbono.
  • Etanol possui cerca de um terço do carbono da gasolina.
  • Cana-de-açúcar absorve CO2 durante o crescimento.

Por fim, a gasolina Podium não é isenta de carbono, mas sim parte de uma estratégia de compensação de emissões. A prática de adquirir créditos de carbono representa um passo em direção à sustentabilidade, embora não substitua os combustíveis com menor impacto direto nas emissões.

você pode gostar também