GRAVE! Stellantis orienta parar carro na rua para evitar incêndio
Grupo automotivo pede em comunicado que proprietários não estacionem o veículo em ambientes fechados durante o carregamento.
Problemas com incêndios em baterias de veículos eletrificados não são muito comuns de se ver na indústria, mas podem ocorrer. A Stellantis emitiu um comunicado aos clientes após identificar uma falha inesperada em um de seus modelos, que pode pegar fogo repentinamente durante o carregamento.
O grupo automotivo pediu aos proprietários da Chrysler Pacifica versão híbrida plug-in (PHEV) que não estacionem o carro em ambientes fechados durante o carregamento. O risco de incêndio existe mesmo com a ignição desligada, segundo a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA).
Por isso, até que o problema seja reparado, a montadora da Stellantis solicita que os motoristas não carreguem seus veículos e que os estacionem no exterior, longe de outros carros.
Recall da Stellantis atinge mais de 24 mil unidades
Foto: Shutterstock
A convocação recente atinge 24.111 unidades da minivan Chrysler Pacifica fabricadas entre 2017 e 2021, sendo que 19.516 estão nos Estados Unidos, 2.912 no Canadá e outras 1.683 ao redor do mundo.
O modelo nunca foi vendido oficialmente no Brasil, mas existem algumas unidades importadas.
Minivan Chrysler Pacifica. (Imagem: Divulgação)
A falha foi detectada pela Stellantis após uma revisão em apólices de seguro que apontavam os incêndios como um fator comum entre os pedidos. As suspeitas ficaram ainda maiores quando quatro motoristas apresentaram sintomas consistentes de inalação de fumaça.
A partir de uma investigação mais profunda, a montadora descobriu um defeito nas células da bateria de alta voltagem da Pacifica. No comunicado, o grupo alerta para o risco de curto-circuito ou superaquecimento das baterias, o que pode provocar incêndios.
Para solucionar a falha, a marca disponibilizou uma atualização que pode ser feita remotamente, inclusive pelos donos das unidades da minivan que circulam pelo Brasil, sendo ela um programa que atualiza as configurações do veículo e evita o problema.
Já os clientes dos EUA receberão o carro de volta com a bateria e o tanque cheios.