Guia de seminovos: Volkswagen Tiguan
Espaço, estilo e confiabilidade tornam o Tiguan Mk2 uma forte opção de compra como seminovo.
Pegue um Golf, eleve-o, coloque um interior mais espaçoso e prático e voilà: você tem um Tiguan. O SUV até compartilha muitos dos mesmos motores com seu irmão hatchback, mas a tração nas quatro rodas opcional, chamada 4Motion, está disponível na maioria das versões.
O Tiguan tem uma aparência contida, construção de qualidade e experiência de direção confortável. Suas opções de motores são suaves e econômicos, além de ter um bom nível de acabamento padrão e fácil revenda. Inclua nisso tudo o porta-malas com carga de até 1655 litros e você tem uma excelente opção de seminovo.
A segunda geração do Tiguan foi lançada globalmente em 2016. Os preços encontrados no mercado começam em torno de R$ 86.000 para um 2.0 TSI com 111.000 quilômetros. Com 200 cavalos, o veículo é equipado com um caixa de câmbio DSG automática de dupla embreagem. Ele traz um nível extra de refinamento e é mais econômico.
O acabamento, mesmo em suas versões mais básicas tem ar-condicionado, rodas de liga leve e uma tela sensível ao toque de 8,0 polegadas. Em configurações superiores o Tiguan tem rodas de ligas maiores, assistência ao motorista, vidro de privacidade e espelhagem para smartphones.
Algumas versões do Tiguam tem controle de temperatura, teto solar panorâmico e tela TFT de 12,3 polegadas, enquanto o R-Line de última geração adiciona um bodykit.
Cuidados
Recalls – Houve um número surpreendente, variando de encostos de bancos a fusíveis incorretos, então verifique se eles foram acionados.
Motor – Alguns proprietários relataram vazamentos de gás refrigerante, portanto, fique atento a eles.
Transmissão – Alguns proprietários reclamaram sobre problemas com a caixa de câmbio DSG, então certifique-se de verificar se as mudanças são suaves e silenciosas e se a caixa de câmbio não ‘bate’ quando o veículo para.
Interior – Se houver um teto solar, verifique se está com problemas no sistema de impermeabilização.