Gusttavo Lima realiza teste do bafômetro que não precisa assoprar no bocal

A caminho do show no interior de São Paulo, cantor sertanejo é parado em blitz da Lei Seca e faz teste em novo bafômetro.

O cantor Gusttavo Lima foi parado em uma blitz da Lei Seca realizada no interior de São Paulo e passou por um teste do bafômetro, feito com um aparelho um tanto diferente do tradicional. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver como funciona o novo instrumento.

O dispositivo utilizado pelo sertanejo dispensa o usuário de assoprar em um bocal descartável, como é mais comum. A pessoa só precisa aproximar o rosto de uma espécie de bastão para realizar o teste. Em seguida, uma luz em sua extremidade indica se o motorista será ou não liberado.

Novo teste do bafômetro

As imagens gravadas em Limeira (SP) mostram Gusttavo Lima, que estava a caminho de um show, sendo abordado durante uma blitz de trânsito. A policial militar solicita que o cantor assopre bem forte o instrumento, mas sem encostar a boca.

Esse tipo de bafômetro é conhecido como passivo e está em operação no estado de São Paulo desde 2022. Ele dispensa o uso de bocal descartável, já que realiza a leitura à distância. Segundo a fabricante, é possível até testar pessoas inconscientes, bastando aproximar o aparelho da boca ou do nariz do indivíduo.

Caso não seja detectada a presença de álcool no organismo do condutor, uma luz verde acende na extremidade do bastão e ele é liberado pelas autoridades. Porém, se o teste der positivo, uma luz vermelha brilha no lugar.

O motorista flagrado dirigindo sob o efeito de álcool é encaminhado para o teste do etilômetro definitivo, aquele com o bocal descartável. Este, sim, é considerado pela fiscalização para fins de penalização.

No vídeo, é possível ver que o teste de Gusttavo Lima deu negativo para a presença de álcool no organismo e o artista foi imediatamente liberado pela policial. Veja as imagens publicadas no Instagram:

você pode gostar também