GWM Ora 03 faz sucesso na estreia e pode ser produzido no Brasil
Versão topo de linha registrou mais de 500 emplacamentos no primeiro mês após sua estreia no mercado nacional.
A GWM teve resultados empolgantes com o lançamento do Ora 03 no último mês sem imposto de importação. O novo modelo registrou nada menos que 773 emplacamentos no ano passado, sendo 243 vendas da versão de entrada (Ora 03 Skin) e 530 da configuração topo de linha (Ora 03 GT).
Com resultados tão satisfatórios, o carro é candidato a ser produzido pela montadora chinesa no Brasil. Além disso, ele pode se consolidar como uma espécie de anti-Dolphin, elétrico da BYD campeão de vendas em 2023 com nada menos que 6.813 unidades emplacadas.
O Ora 03 levou cerca de um mês para emplacar mais unidades que o total de vendas anuais do Nissan Leaf (370), do Renault Kwid E-Tech (321) e do Chevrolet Bolt (203). Apesar de eles serem fabricados por marcas de renome no mercado, a novidade da fabricante chinesa chamou mais atenção dos consumidores.
Vendas de carros elétricos em 2023
Confira os modelos mais vendidos no ano passado:
Modelo | Número de vendas em 2023 | |
1º | BYD Dolphin | 6.812 |
2º | Volvo XC40 | 1.802 |
3º | BYD Yuan Plus | 1.756 |
4º | BYD Seal | 1.040 |
5º | Volvo C40 | 841 |
6º | GWM Ora 03 | 772 |
7º | JAC e-JS1 | 508 |
8º | Mini Cooper SE | 396 |
9º | Nissan Leaf | 370 |
10º | BMW iX3 | 327 |
Imposto de Importação
A corrida para comprar um carro elétrico em dezembro foi causada pelo anúncio do governo sobre a retomada integral do imposto de importação sobre veículos eletrificados a partir de janeiro de 2024. O tributo será retomado gradualmente, com o aumento da alíquota até julho de 2026.
Até o fim do ano passado, os veículos híbridos recolhiam 4% de imposto de importação, enquanto os elétricos eram totalmente isentos. A partir de janeiro de 2024, os carros totalmente elétricos pagam 10% de imposto de importação, mas o valor chegará a 35% em pouco mais de dois anos.
Ainda não se sabe se há discussões no governo para a implementação de novas políticas de incentivo à indústria de eletrificados, visando evitar a possível queda no volume de vendas causada pela eventual alta nos preços.