Honda começará a usar o sistema Android Automotive a partir de 2022
Por exemplo, o sistema de aquecimento do carro e o conjunto de telemática podem ser integrados usando o Android Automotive, algo que o Android Auto não pode fazer.
A Honda anunciou que integrará o sistema operacional Android Automotive do Google em seus veículos a partir de 2022. O modelo totalmente novo será lançado no segundo semestre do ano.
O sistema operacional integrado do Google para carros incluirá Google Assistant, Google Maps e outros aplicativos aprovados que têm o Android como plataforma de infoentretenimento padrão nos veículos.
“Vamos colaborar com o Google para integrar melhor os serviços automotivos em nossos veículos. Isso inclui a capacidade de usar mais facilmente recursos como o Google Assistant, a funcionalidade do Google Maps e outros aplicativos automotivos oferecidos pelo Google Play”, disse um porta-voz da Honda em um e-mail para o The Verge.
O Android Automotive é um sistema operacional completo para o carro, enquanto o Android Auto é uma tecnologia de sincronização e transmissão de telefone que projeta uma versão do Android ajustada para carros usando uma conexão com ou sem fio do telefone.
Android Automotive
Com o Android Automotive, mais funções essenciais do carro podem ser profundamente incorporadas e as experiências podem ser aprimoradas com os serviços do Google, como o Assistente e o Maps.
Por exemplo, o sistema de aquecimento do carro e o conjunto de telemática podem ser integrados usando o Android Automotive, algo que o Android Auto não pode fazer.
A experiência também é mais localizada e nativa, o que a tornará mais ágil e o Google pode continuar adicionando novos recursos em conjunto com a montadora por meio de atualizações OTA.
O Google já tem um compromisso com a Volvo e sua subsidiária Polestar, onde o Polestar 2 e o Volvo XC40 Recharge EVs usam o sistema operacional do Google para carros.
A Ford também adotou o Android Automotive junto com a General Motors e, mais recentemente, até a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi também adotou o sistema operacional.
A empresa de tecnologia liderou a Open Automotive Alliance, que reuniu até mesmo a Honda ao lado de grandes empresas como Audi, Hyundai e a fabricante de chipset Nvidia, que está focada na integração do Android dentro do carro.
Embora o Google tenha começado a fazer incursões, inicialmente as montadoras estavam desconfiadas do gigante das buscas por causa dos dados que o Google obterá.