Hora do adeus: 7 carros que saíram ou vão sair de linha em 2023
Montadoras anunciam o fim da produção de veículos por motivos como falta de componentes e novas regulamentações.
As montadoras estão se preparando para encerrar a produção de alguns modelos de veículos queridinhos dos brasileiros em 2023, assim como ocorreu em 2022. Até o ano passado, carros extremamente populares como Volkswagen Gol e Fiat Uno deixaram de vez as linhas de montagem.
A estratégia de descontinuação das marcas não será diferente neste ano, então os motoristas já podem começar a dar adeus a alguns carros que foram sucessos de vendas. Os motivos da decisão são diversos e vão desde a escassez de componentes eletrônicos até as novas regulamentações ambientais.
As montadoras também deixam de produzir alguns modelos para substituí-los por outros mais tecnológicos, além de eliminar aqueles que já não geram uma boa rentabilidade. Uma das consequências desse processo é a perda de valor de mercado do veículo.
7 carros que pararam ou vão parar de ser fabricados
Fiat Uno
Um clássico absoluto a sumir das fábricas foi o Fiat Uno, que desembarcou no Brasil em 1973 e teve um sucesso duradouro por longas décadas antes de deixar de ser produzido. O quarentão foi substituído pelo Mobi, hoje um dos carros mais baratos à venda no mercado nacional.
Volkswagen Gol
O fim da produção do Gol aconteceu de vez em dezembro de 2022, mas já havia sido anunciado em 2021. Com mais de 40 anos de presença no Brasil, o modelo tem mais de 5 milhões de unidades vendidas e oito gerações icônicas.
Renault Captur, Logan e Sandero
A Renault passou a faca no Captur com a chegada do Mégane E-Tech. Lançado em 2004 e vendido por aqui desde 2006, o Logan também dirá adeus ao país. Outro queridinho a sair de linha após 15 anos é o Sandero 1.0 Stepway, que dará espaço a um novo SUV.
Kia Cerato
O Cerato deixou as concessionárias do país no primeiro semestre deste ano após registrar míseras 14 unidades vendidas. Os exemplares restantes do sedã ainda eram comercializados no ano/modelo 2021/2022.
Chevrolet Bolt UEV
O fim do Bolt EUV foi anunciado pela General Motors semanas antes do seu lançamento no Brasil. A Chevrolet decidiu manter o modelo no mercado para não perder as unidades já importadas, mas seus focos são o Equinox EV e a Blazer EV.