Influenciador rebaixa Volkswagen Tera e acaba perdendo direito valioso no 1º dia de uso
Influenciador rebaixa Volkswagen Tera logo após compra, gerando questionamentos sobre a garantia do veículo.
Um influenciador digital de Brasília, conhecido como Klebim, chamou a atenção ao ser um dos primeiros compradores do Volkswagen Tera. Assim que recebeu o SUV, Klebim decidiu rebaixá-lo, celebrando o feito nas redes sociais.
“O primeiro Tera do mundo é meu!”, exclamou.
Entretanto, essa modificação precoce pode ter consequências imprevistas. O rebaixamento de um veículo pode anular sua garantia, segundo normas da indústria automotiva.
A alteração compromete as características originais do veículo, potencialmente afetando sua estrutura e desempenho.
O que pode acontecer com o Tera rebaixado?

Influenciador Klebim, que rebaixou seu Volkswagen Tera e trocou as rodas (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Rebaixar a suspensão do Tera e alterar componentes, como rodas, pode comprometer seriamente alguns sistemas do carro.
Entre as preocupações estão danos às caixas de rodas, sobrecarga dos componentes de suspensão e riscos ao assoalho. Além disso, a transmissão e o cárter ficam mais vulneráveis.
Algumas das alterações realizadas incluem:
- Substituição das rodas originais de 17 polegadas por aro 20.
- Instalação de sistema de suspensão a ar.
Apesar de ter modificado o veículo com autorização do Detran, a garantia do fabricante ainda pode ser uma questão em aberto.
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) exige requisitos mínimos, como altura livre sob os eixos e ângulos de ataque e saída, que podem ter sido comprometidos com as modificações.
O modelo Volkswagen Tera
O Volkswagen Tare é o novo SUV compacto da marca, posicionado como sucessor de modelos icônicos, como o Fusca e o Gol. Disponível em quatro versões, seus preços variam entre R$ 104 mil e R$ 142.290. Equipado com motores 1.0 MPI de 84 cv ou 1.0 TSI de 116 cv, oferece transmissões manuais e automáticas.
Como o mercado de utilitários está em constante crescimento, o Tera foi projetado para competir nessa base do segmento. As modificações feitas por Klebim, no entanto, colocam em risco a integridade do modelo e sua garantia, levantando questões importantes sobre a adequação de tais alterações.