Instalar acessórios no carro pode deixar o motorista na rua; entenda o motivo

Encher o veículo de acessórios sem consultar as recomendações da montadora pode virar um grande problema para o condutor.

O sistema elétrico dos carros muitas vezes fica em segundo plano, mesmo que especialistas e fabricantes de bateria alertem para a necessidade de revisões frequentes na parte elétrica. Esse hábito aumenta a vida útil do conjunto, juntamente com os cuidados no dia a dia.

Existe um equipamento usado nas oficinas para realizar a leitura da carga da bateria e evitar situações de desespero, como ficar com o veículo parado na rua. O teste com esse aparelho é importante a cada ciclo de revisão, inclusive em modelos com o sistema start-stop, que é preparado para muitas paradas.

Além disso, o motorista pode perceber falhas na bateria durante o uso do carro. Alguns sinais de problemas são a diminuição repentina do sistema de iluminação e a demora para o início do funcionamento do motor de partida.

Esse tipo de sinal indica que a carga está baixa, mas o teste pode fornecer informações mais precisas. Os aparelhos mais atuais conseguem informar detalhes como o nível do líquido da bateria e a tensão de carga inicial, especialmente importante em carros que usam o sistema start-stop.

Acessórios podem ser um perigo

Os motoristas que gostam de mexer no sistema de som e colocar amplificadores e cornetas a bordo devem saber que esses acessórios exigem mais do sistema elétrico. Ao fazer essas modificações sem a “permissão” da marca, o proprietário altera todo o projeto de fábrica pensado pela montadora.

“Você mudou todo o projeto original de fábrica; todo o cálculo de carga de bateria foi modificado. Então, você vai trazer uma sobrecarga ao sistema elétrico e, principalmente, à bateria”, diz o consultor Marcelo Silva.

A troca de lâmpadas por itens de LED também merece atenção. “Aí você tem que ficar atento porque um dos mecanismos de controle de tensão da bateria é justamente medir a fuga de corrente no sistema. Qualquer alteração que comprometa o sistema de carga precisa ser analisada”, completa.

A recomendação dos especialistas ao condutor que deseja instalar ou modificar acessórios é procurar um profissional especializado para verificar se a saúde da bateria está em dia. O processo deve ser repetido periodicamente para evitar perrengues.

*Com informações do UOL Carros.

você pode gostar também