Insulfilm tem alguma função ou é só estética? Veja as regras para uso da película e evite multa pesada

Vantagens do acessório vão além do benefício estético que ele oferece aos veículos. Saiba quais são elas.

A película usada para escurecer os vidros dos carros, mais conhecida como insulfilm, é um dos acessórios mais utilizados pelos motoristas brasileiros. Na verdade, insulfilm é uma marca nacional de películas que ficou famosa, e não o nome do produto em si.

Seja qual for sua maneira de chamá-lo, esse material tem um apelo estético bem grande, mas sua função não é apenas deixar o veículo mais bonito. Ele também tem funcionalidades e usos que vão além do visual.

Vantagens do insulfilm

A principal vantagem do produto com certeza é o aumento da privacidade e da segurança dentro do automóvel. É mais complicado visualizar o que acontece na parte interior do veículo quando o vidro está escurecido, e isso dificulta, por exemplo, que um criminoso enxergue quantos ocupantes há ali.

Outro benefício do insulfilm é a redução do esforço ocular, uma vez que o excesso de claridade pode cansar e danificar a visão do condutor, especialmente durante o dia. Além disso, a película automotiva protege contra os raios solares e auxilia no controle da temperatura dentro da cabine.

Nesse sentido, o produto também é útil para proteger os ocupantes da ação dos raios UV, que podem danificar o estofado e o painel.

Lei do insulfilm

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma resolução que estabelece o percentual mínimo de transmitância luminosa permitido nas películas, ou seja, a quantidade mínima de luz que o insulfilm deve deixar passar. As novas normas também proíbem a circulação com películas com bolhas e outros defeitos que atrapalhem a visualização do condutor.

O produto colocado nos vidros dos automóveis deve possuir transmitância luminosa mínima de 70% nas partes consideradas essenciais para a visão do motorista, como o para-brisa. O limite anterior era de 75%. Nos vidros traseiros, que não comprometem a dirigibilidade, como os laterais traseiros, o percentual mínimo permitido continua sendo de 28%.

Com as novas diretrizes, fica proibido o uso do insulfilm G5, que tem transmitância luminosa muito baixa.

você pode gostar também