Invasão China: 7 marcas chinesas que prometem conquistar o Brasil em 2024

Conheça as montadoras que devem começar a comercializar seus modelos no mercado brasileiro.

Quando se trata do setor automobilístico em 2023, não há como negar: as marcas chinesas invadiram o país. Dentro desse contexto, a chegada de modelos híbridos e elétricos, principalmente da GWM e BYD, sacudiram o mercado brasileiro.

Agora, com a consolidação da BYD e da GWM por aqui, outras empresas chinesas pretendem aproveitar do momento positivo e também comercializar seus automóveis.

Vale lembrar que, em solo nacional, já estão a JAC Motors, Seres e Caoa Chery.

Veja outras marcas que devem chegar ao Brasil ainda este ano

1- Omoda e Jaecoo

Omoda 5

Depois de um longo período de negociação, Omoda e Jaecoo finalmente devem chegar ao país. As duas empresas, que são do grupo Chery, vão atuar de forma conjunta, mas sem qualquer ligação com a Caoa. A atuação no mercado brasileiro já é tão confirmada que, no final do ano passado, a Omoda trouxe dois veículos para apresentar à imprensa.

Contudo, ainda não há divulgação oficial de quando os carros estarão à venda, nem de valores. A marca tem o direcionamento de construir carros mais joviais. Prova disso é que um dos produtos que deve desembarcar por aqui é o Omoda 5, um SUV cupê, em duas versões. Uma delas será híbrida e leve, enquanto a outra será totalmente elétrica.

Já quando se trata da Jaecoo, a expectativa é que os J7 e J9 façam parte das ofertas para o mercado local. Essa divisão da Chery produz veículos com uma pegada SUVs puxados para jipões.

2- Yangwang

BYD inova com plataforma que dispensa freios e coluna de direção
U8. Foto: divulgação.

Neste caso, trata-se de uma subdivisão da BYD, responsável por produzir supercarros para o mercado de luxo. A expectativa é que o U8 faça parte do portfólio para o Brasil. Segundo apurações anteriores, o modelo deve chegar custando algo próximo a R$ 1 milhão.

3- Tank

Já a Tank é uma submarca da GWM e tem como foco SUVs off-road. Ainda em 2024, a expectativa é que a picape Poer tenha um produto irmão na linha de montagem de Iracemápolis (SP). Usando a mesma plataforma e motorização híbrida, os SUVs da Tank se encaixam no perfil definido pela GWM.

4- Poer

Poer (Foto: Reprodução)

Antes, a ideia da GWM era ter a picape Poer como o primeiro produto nacional. Contudo, parece que os planos mudaram. Ainda assim, ela não deixará de ser lançada. Vale lembrar, inclusive, que a Poer é submarca da GWM, assim como a Tank. O modelo que terá lançamento no Brasil deve ter um conjunto híbrido flex.

5- Wey

Também submarca do grupo GWM, tem como foco o mercado de luxo. A Wey já possui protótipos rodando pelo Brasil, mas ainda sem a certeza de que serão homologados. O que se sabe, até o momento, é que há patentes registradas, como o SUV Machiato. O modelo tem o porte mais avantajado que o do Corolla Cross e tecnologia híbrida.

6- Zeekr

Outra montadora que deve desembarcar por aqui é a Zeekr. Trata-se da marca premium do grupo Geely, que também administra a Volvo.

7- Exeed

A Exeed também chegará por aqui. Com ligação direta à Chery, a empresa chegaria com a operação a partir da Caoa. Apesar de não haver data para a estreia, já ocorreram alguns testes do LX, um SUV com um porte próximo ao Compass. Além disso, devem desembarcar no Brasil o Exlantix ES, que rivaliza, por exemplo, com o Porsch Taycan e com o Audio RS e-tron.

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