Investida ousada: BYD quer pagar menos imposto para trazer carros e picapes desmontados ao Brasil
Montadora chinesa solicita redução de impostos sobre veículos elétricos e híbridos parcialmente desmontados.
A BYD, especializada em veículos eletrificados, apresentou recentemente três pedidos ao governo brasileiro para reduzir as tarifas de importação de veículos parcialmente desmontados.
Essas solicitações foram enviadas entre fevereiro e março, conforme informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A iniciativa da BYD visa diminuir de 35% para 10% os impostos sobre determinados modelos, buscando facilitar a montagem local.
Entretanto, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) expressou preocupações sobre a aprovação de tais pedidos. Segundo a entidade, a redução dos impostos sobre kits de montagem de veículos elétricos e híbridos pode impactar o mercado nacional.
A Anfavea representou o setor e preferiu não divulgar os nomes dos grupos chineses envolvidos nos pedidos.
Detalhes dos pedidos da BYD
A primeira solicitação da BYD, datada de 25 de fevereiro, refere-se a um automóvel semidesmontado cujo consumo energético máximo é de 0,66 megajoules por quilômetro.
Em contraste, o segundo pedido do mesmo dia aborda um veículo similar, mas com autonomia mínima de 250 quilômetros para modelos híbridos plug-in.
Um terceiro pedido, realizado em 17 de março, solicita a redução tarifária para uma picape híbrida plug-in semidesmontada, com cabine dupla e capacidade de carga inferior a cinco toneladas.
A consulta pública sobre essa última requisição permanecerá aberta até 1º de maio, antes da análise pela Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex).
Processo de consulta pública
Os pedidos iniciais da BYD estão em consulta pública até 11 de abril. Após esse prazo, os documentos seguirão para análise da Camex. Esse processo é crucial para garantir que todos os aspectos sejam considerados pela administração pública.
As decisões finais podem impactar a competitividade no mercado automotivo brasileiro e terão implicações significativas para a indústria nacional.
Essas solicitações da BYD podem redefinir a dinâmica do setor automotivo no Brasil. Enquanto a montadora busca reduzir custos e aumentar sua presença local, a Anfavea destaca os riscos associados à diminuição de impostos.