Jeep deve lançar novo SUV elétrico barato; saiba o que esperar

Montadora americana deve lançar um novo modelo com preço inicial próximo de 25 mil dólares, afirma publicação.

A Jeep se prepara para lançar um novo carro elétrico de entrada nos Estados Unidos a fim de tentar reproduzir um pouco do sucesso da Tesla no país. Segundo informações do portal Motor 1, o modelo ainda desconhecido deve custar cerca de 25 mil dólares, aproximadamente R$ 131 mil em conversão direta.

O CEO global da Stellantis, Carlos Tavares, teria confirmado a informação sobre o novo carro elétrico da marca durante um evento ocorrido na última semana, o Bernstein 40th Annual Strategic Decisions Conference. Tudo indica que o Jeep será parente do Citroën C3 elétrico vendido no mercado europeu.

Ao anunciar a novidade, o executivo afirmou que a montadora tem experiência no desenvolvimento de elétricos de entrada, a exemplo do Citroën e-C3 europeu, que custa 20 mil euros (cerca de R$ 115 mil). Vale mencionar que as montadoras do grupo trabalham em conjunto e compartilham tecnologias; assim, é provável que o próximo elétrico incorpore alguns itens já presentes em outros carros da Stellantis.

Especulações sobre o novo Jeep

Na Europa, a marca americana oferece o Avenger, que usa a mesma base CMP do Peugeot 2008 e tem versões elétricas e híbridas. No entanto, o Jeep Avenger é considerado muito pequeno para os Estados Unidos, indicando que o novo modelo elétrico da marca será inédito.

Uma possível solução para a Stellantis é utilizar a base Smart Car Platform, uma variante da CMP com custos de produção mais reduzidos. A Smart Car Platform é utilizada pelo Citroën C3 vendido no Brasil e pelo e-C3 europeu, mencionado pelo executivo do grupo. Ela também pode ser escolhida como base da próxima geração do Fiat Panda europeu.

É importante lembrar que o novo Jeep de entrada teria de ser fabricado nos EUA para garantir os incentivos fiscais para carros elétricos no país. Contudo, ainda não há data oficial de estreia no mercado.

A montadora também não descarta uma versão maior e inédita do Jeep Avenger, ou ainda uma nova geração do Renegade, que deve ser lançada na Europa a partir de 2026.

você pode gostar também