Jeep Renegade ameaçado? Veja se o queridinho dos brasileiros pode sair de linha
Após ser descontinuado em outros países, saiba qual será o destino de um dos carros mais vendidos do Brasil.
Tem circulado na internet e em certas mídias especializadas que o ciclo do Jeep Renegade estaria próximo do fim no Brasil. O motivo está relacionado à descontinuidade do modelo em outros países, como no mercado americano.
No entanto, segundo informações ligadas ao grupo Stellantis – que reúne marcas como Jeep, Fiat, Peugeot, RAM e Citroën – o carro que já ocupou o posto de SUV mais vendido do Brasil não chegará ao fim, pelo menos até 2026. A linha 2025, inclusive, deverá chegar muito em breve.
Mudanças no Jeep Renegade
Desde o seu lançamento no Brasil, o Renegade passou por alterações em sua “anatomia”. Recentemente, ele perdeu as versões a diesel, mantendo, contudo, a opção de tração 4×4, além de subir de patamar para dar espaço ao Fiat Pulse no mercado. Esse reposicionamento fez o valor do veículo aumentar, passando a custar hoje entre R$ 118 mil e R$ 188 mil.
Foto: Divulgação
Previsões de mercado apontam que, por volta de 2026, o Jeep Renegade sofrerá uma grande mudança. Isso porque ele passará a ser feito na CMP (Citroën e Peugeot) ao invés da plataforma Small Wide (Fiat e Jeep), onde é fabricado atualmente. Dessa forma, o modelo será, em um futuro bem próximo, um carro mais Peugeot-Citroën.
A Stellantis até cogitou fabricar em solo nacional o Jeep Avenger, como forma de substituir o Renegade. No entanto, o nome “Renegade” ainda vende e, dessa forma, a montadora concluiu que abandonar a marca e utilizar um nome que pouca gente conhece seria um “tiro no pé”.
Jeep Avenger: modelo não será mais o substituto do Jeep Renegade em solo brasileiro (Foto: Stellantis/Divulgação)
Nova fase do Renegade
Em relação ao seu visual, o Renegade da plataforma CMP deverá manter o que já conhecemos hoje: as lanternas, os faróis e a grade frontal, todos elementos-chave que remetem imediatamente ao veículo. O objetivo é evitar que o modelo perca aquilo que já é sua marca registrada.
Porém, são esperadas mudanças no carro “caixotinho”. Especialistas que atuam no setor acreditam que, nos próximos anos, o novo modelo do Jeep Renegade seja mais urbano, perdendo de vez sua pegada off-road tão característica, além da robustez e carro com “cara de aventura” que ele passa atualmente.
Por outro lado, há pontos positivos: a mudança de local de fabricação pode baratear a produção do modelo, tornando-o mais “acessível”, se é que podemos colocar nestes termos. Além disso, o novo Jeep promete vir com novas tecnologias de segurança e conectividade, assim como sistemas Bio-Hybrid, em que a bateria se autocarrega após a utilização do veículo.