KIA e Hyundai convocam recall após desafio no TikTok causar onda de roubos

Montadoras solicitam a apresentação de mais de 8 milhões de veículos para atualização de software contra roubos.

Um desafio recente que ganhou popularidade no TikTok levou duas grandes montadoras a fazerem um grande recall de automóveis nos Estados Unidos. Usuários da rede criaram uma tendência que consiste em ensinar como roubar certos carros da marca.

Segundo um relatório da National Highway Traffic Safety Administration, 14 acidentes e 8 mortes registradas ocorridos no país estão relacionados ao chamado “Kia Challenge”. Não há números exatos sobre a quantidade de carros roubados desde a descoberta da falha de segurança.

Carros fáceis de roubar

Em 2021, o índice de roubos de carros da Kia e da Hyundai dispararam no país e levaram seguradoras a entrarem com um processo alegando que o crime era “razoavelmente previsível” para as marcas. Isso porque os modelos não possuem imobilizadores, dispositivos de prevenção contra roubos.

Nos Estados Unidos, a Norma Federal de Segurança de Veículos Automotores 114 prevê que automóveis devem possuir um sistema que impeça a ativação normal do motor quando a chave não estiver na partida. O juiz acatou o pedido das empresas de seguro.

Recall nacional

Chamados de “The Kia Boyz”, os ladrões publicaram vídeos ensinando outras pessoas a contornar o sistema de segurança de modelos de ambas as montadoras fabricados entre 2015 e 2019. As ferramentas usadas são simples, incluindo um cabo USB.

Para amenizar o problema, Hyundai e a Kia convocaram um recall para atualização do software de 8,3 milhões de veículos que não contam com a proteção. As mudanças incluem a ampliação da duração do som do alarme de 30 para 60 segundos e o mais importante: será necessário ter uma chave na ignição para ligar o veículo.

As montadoras também fixarão um adesivo no vidro dos automóveis atualizados para indicar que eles possuem tecnologia antifurto.

Os problemas eram conhecidos pelas empresas há alguns anos, mas os motoristas precisavam pagar cerca de US$ 170 pelo kit de segurança mais o valor da mão de obra para corrigir o problema. Agora, com o recall, a atuação será gratuita.

você pode gostar também