Kia e Hyundai resolvem o problema de roubo em seus veículos

Após o viral de vídeos que ensinavam a como roubar carros das marcas, montadoras anunciam atualização que pode resolver o problema.

Um simples cabo USB. Este era o único equipamento necessário para jovens roubarem carros da Kia e da Hyundai em vídeos que viralizaram na rede social Tik Tok. Os registros demonstram que eram necessários poucos minutos para que a artimanha ligasse o veículo. A partir daí, não foi necessário muito tempo para que as marcas começassem a se movimentar para resolver o problema.

As montadoras vão chamar os donos dos carros que ainda não receberam atualização de software para impedir o reconhecimento do cabo USB como chave. Portanto, agora esses modelos vão receber um protetor de cilindro de ignição antirroubo.

Na prática, o equipamento deve evitar a quebra e remoção da parte protetora da ignição, dificultando o acionamento do motor e, assim, diminuindo furtos e roubos dos modelos da Kia e da Hyundai.

Adesivo

Além disso, os carros que passarem pela atualização, receberão, em suas janelas, um adesivo informativo sobre a instalação da peça protetora naquele veículo. O objetivo é evitar novas tentativas de roubo.

Vale lembrar, inclusive, que a instalação da peça por parte de ambas as montadoras, ocorrerá por meio de convocação dos donos de determinados modelos. A partir daí, o condutor deve levar o carro a uma concessionária para a realização do serviço.

Tik Tok

Os conteúdos que viralizaram no Tik Tok mostram jovens do autointitulado grupo “Kia Boys”. As imagens mostram que eles entravam nos veículos quebrando as janelas ou mesmo arrombando as portas. Em seguida, quebravam a coluna de direção e, com qualquer cabo USB, o carro ligava automaticamente, independente do modelo.

Os carros da Kia que receberão a nova peça são o Forte (2011 a 2016) – ele era o Cerato brasileiro; o Rio, com fabricação entre 2011 e 2021, além do Sedona (2014), Sportage (2011-2016) e do Soul (2010-2022).

Já quando se trata dos modelos da Hyundai, precisam de reparo o Accent (2011-2017), Elantra Coupé (2013-2014), assim como o Elantra Touring (2011-2012) – era o i30 CW brasileiro. Além deles, os modelos Genesis Coupé (2011-2012), Santa Fé (2011-2012) e o Veracruz (2011-2012) também precisarão do reparo.

você pode gostar também