LED veio para ficar? Descubra por que os faróis sem lâmpada são a nova sensação nas ruas
Com o barateamento da tecnologia, até mesmo os carros compactos passaram a contar com faróis de LED, que proporcionam vantagens como maior alcance e muito mais.
Os faróis de LED, antes restritos a modelos premium, estão se tornando cada vez mais presentes nos carros compactos, substituindo as tradicionais luzes halógenas.
Essa mudança traz diversos benefícios para os motoristas, como maior alcance do facho, melhor visibilidade e economia de energia.
De Xenônio à LED: uma evolução tecnológica
As luzes de xênon, que utilizam um gás para aumentar a intensidade da luz, foram uma alternativa aos faróis halógenos, mas seu alto custo limitava seu uso a carros mais caros.
Agora, os LEDs, com sua eficiência e preço acessível, estão se tornando a tecnologia dominante em termos de iluminação automotiva.
Funcionamento e difusão dos faróis de LED
Os LEDs não utilizam lâmpadas incandescentes, mas sim diodos emissores de luz que são ativados por corrente elétrica. Esta tecnologia oferece maior durabilidade e resistência a vibrações.
Até recentemente, o uso de faróis de LED em carros compactos era restrito a modelos como o Honda Fit. No entanto, com a queda do custo de produção, essa tecnologia se popularizou e, hoje, podemos encontrar faróis de LED em modelos como Volkswagen Polo, Peugeot 208, Honda City e em SUVs e sedãs médios.
Vantagens dos faróis de LED
-
Maior alcance do facho: os LEDs podem iluminar até 130 metros de distância, o que representa 85% a mais que os faróis halógenos.
-
Maior quantidade de luz: a luminosidade dos LEDs é 50% superior à das lâmpadas halógenas.
-
Economia de energia: os LEDs consomem menos energia do que as lâmpadas incandescentes, o que contribui para a economia de combustível.
-
Segurança: a resposta instantânea dos LEDs e a maior visibilidade proporcionam mais segurança ao dirigir.
Luzes adaptativas
Carros mais luxuosos já contam com faróis de LED adaptativos que podem evitar o ofuscamento de outros motoristas, adaptando o facho de luz e mantendo a iluminação em torno do outro veículo.
Além disso, esses faróis podem direcionar a luz de acordo com o ângulo do volante, iluminando melhor esquinas e estradas.