Carros novos terão controle de estabilidade e luz DRL como itens obrigatórios

Decisão do Contran inclui novos equipamentos de segurança como itens obrigatórios para veículos zero-quilômetro.

Uma regulamentação em vigor desde o dia 1º de janeiro obriga as montadoras a incluírem controle de estabilidade e luzes de rodagem diurna (DRL) na lista de itens de série de carros novos vendidos no Brasil. Todos os veículos zero também deverão ter um dispositivo para indicar quando o cinto de segurança não está afivelado.

A resolução 567 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) tornaria os equipamentos de segurança obrigatórios entre 2022 e 2023, mas o governo federal decidiu ampliar o prazo até o início deste ano. O pedido de adiamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) tinha como argumento a pandemia da Covid-19.

Assim, os itens e testes que passariam a ser obrigatórios nos últimos anos entram em vigor em 2024, conforme consta na resolução 799 do Contran.

Controle estabilidade

A inclusão do controle de estabilidade entre os equipamentos de série entraria em vigor em janeiro de 2022, mas foi adiada. Em 2023, cerca de 50% dos carros vendidos no país já eram equipados com o sistema.

No entanto, muitos modelos da linha 2024 ainda não possuem a funcionalidade, como Fiat Mobi, Argo e Cronos, além das versões de entrada do Renault Stepway. A Fiat cobra entre R$ 490 e R$ 700 pelo dispositivo, a depender do modelo.

A adoção do sistema em vans, ônibus e caminhões será possível até o dia 1º de janeiro de 2025, prazo mais longo que para veículos de passeio. Já os demais carros sem controle de estabilidade devem sair de linha ou incluir o equipamento na lista de série nos próximos dias.

Luz DRL

Houve adiamento na implementação das luzes de rodagem diurna, que passam a ser obrigatórias agora. Outros itens relacionados à iluminação dos veículos, como indicação de frenagem brusca e repetidor de seta nos retrovisores também começam a ser exigidos.

A DRL não precisa, necessariamente, ser de LED. A montadora pode utilizar lâmpadas convencionais com intensidade específica, desde que as luzes permaneçam ligadas enquanto o carro estiver ligado.

Cinto de segurança

A partir deste ano, as marcas também deverão incluir nos veículos novos o dispositivo que indica cinto de segurança não-afivelado. A exigência vale para carros, caminhonetes e utilitários, ônibus, caminhões e outros veículos pesados.

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