Leis de trânsito inusitadas do passado que hoje parecem um absurdo
Regras de trânsito já não vigentes no Brasil revelam uma história peculiar de exigências e adaptações.
Ao longo dos anos, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por diversas adaptações, refletindo mudanças nas necessidades e na segurança dos motoristas. Algumas dessas exigências, hoje obsoletas, marcaram a história das leis de trânsito no país.
Aspectos inusitados das antigas legislações revelam um passado curioso e, em alguns casos, até mesmo absurdo.
Uma das regras mais notáveis foi a exigência de um kit de primeiros socorros nos veículos. Embora hoje não seja mais obrigatório, essa medida destaca a preocupação que já se teve com a segurança nas estradas brasileiras.
A evolução das normas de trânsito reflete as mudanças nas prioridades e nas tecnologias disponíveis ao longo do tempo.
Leis antigas que parecem ficção
Enquanto algumas regras caíram em desuso, outras foram reavaliadas e ajustadas para melhor atender às demandas atuais. Este processo contínuo de revisão é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar dos motoristas e passageiros nas estradas do Brasil.
Conheça algumas leis de trânsito antigas que parecem até mentira.
Kit de primeiros socorros
Em 1998, tornou-se obrigatório carregar um kit de primeiros socorros com itens específicos nos veículos. Essa exigência foi anulada no ano seguinte.
Curiosamente, o Nissan XTerra incluía este kit até mesmo quando ele já não era uma exigência legal, pensando na segurança dos aventureiros em trilhas.
Extintor de incêndio
Desde 1970, era obrigatório que todos os veículos no Brasil possuíssem um extintor de incêndio. Em 2009, a exigência ficou ainda mais específica, requerendo que o equipamento fosse do tipo pó químico ABC.
Contudo, em 2015, essa obrigatoriedade foi revogada. Hoje, um extintor vencido no carro ainda pode resultar em multa para o motorista desavisado.
Farol baixo em rodovias
Em 2016, surgiu a lei que obrigava o uso do farol baixo durante o dia nas rodovias, visando aumentar a visibilidade. Após ajustes e discussões, determinou-se que apenas carros sem luzes de rodagem diurna (DRL) deveriam seguir essa norma. Desde 2023, todos os veículos devem ter DRL.
As mudanças nas regras de trânsito revelam uma jornada de adaptação e aprendizado. Embora algumas exigências possam parecer estranhas hoje, cada uma teve seu papel na evolução da segurança viária.
As normas continuam a se desenvolver, sempre em busca de um trânsito mais seguro e eficiente.