Lembra dele? Como o Kia Stinger foi das expectativas altíssimas à frustação e se tornou um dos carros mais raros no Brasil

Apresentado com grande expectativa, o Kia Stinger enfrentou dificuldades comerciais, registrando baixas vendas e se tornando um dos carros mais raros do país.

No Salão do Automóvel de 2018, o Kia Stinger foi apresentado com grande expectativa. Contando com a presença ilustre do bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, como seu garoto-propaganda, o carro era a grande promessa da montadora.

Com um design que se destacava entre os modelos da marca, o Stinger parecia mais um sedã esportivo europeu do que um típico Kia, podendo facilmente rivalizar com marcas de luxo.

Porém, apesar do entusiasmo inicial, o Stinger enfrentou desafios no mercado. Apenas 37 unidades foram registradas no Brasil entre 2018 e 2022, o que o colocou entre os veículos mais raros do país. A situação não foi muito diferente em outros lugares, levando ao fim da produção sem um sucessor planejado.

Com um preço elevado, próximo ao de modelos como o BMW Série 5 e o Mercedes-Benz Classe E, o Stinger talvez não tenha conseguido atrair muitos compradores. No entanto, após avaliações, fica evidente que o Stinger não fica atrás de seus concorrentes em termos de qualidade e desempenho.

O veículo utilizado nos testes de imprensa da época, inclusive o primeiro emplacado pela Kia, continua a chamar a atenção nas ruas, mesmo após seis anos e quase 50 mil km rodados.

Conheça o Kia Stringer GT

A Kia iniciou as vendas do Stinger com uma oferta inicial de R$ 399.990 para sua versão única. Como parte da comemoração pelo lançamento, a montadora reservou um lote exclusivo de 20 unidades numeradas chamadas “Launch Edition by Fittipaldi”, oferecidas por um preço especial de R$ 349.990 na época.

Atualmente, é possível encontrar esse veículo no mercado por valores que variam entre R$ 279.000 e R$ 400.000, dependendo do estado do veículo.

O Stinger ostenta um motor 3.3 V6 biturbo de 370 cv a 6.000 rpm e 52 kgfm de torque entre 1.300 e 4.500 rpm, emparelhado com um câmbio automático de 8 marchas. Segundo a fabricante, o carro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 270 km/h.

Equipado com um sistema de tração nas quatro rodas com controle dinâmico de vetorização de torque, o Stinger adapta a distribuição de força entre as rodas conforme necessário.

Além disso, conta com freios a disco ventilados da Brembo e uma suspensão ajustada para oferecer o equilíbrio ideal entre conforto e desempenho esportivo.

Em termos de tecnologia e comodidades, o Stinger oferece uma lista extensa de equipamentos, incluindo monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, head-up display, assistente de estacionamento, recarga wireless para smartphone, sistema de som surround QuantumLogic, faróis em LED, central multimídia com tela de 8 polegadas e bancos dianteiros aquecidos, entre outros.

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