Lista da decepção: 5 carros que prometeram tudo e entregaram nada

Conheça alguns modelos que não emplacaram nas vendas, mesmo com toda a propaganda feita pelas montadoras.

O mercado automotivo tem lançamentos todos os anos, seja de modelos novinhos em folha ou de reestilizações esperadas em carros já consagrados. Quando se trata de um automóvel totalmente novo, é comum que a montadora aposte em muita publicidade para “vender seu peixe” aos clientes.

O problema acontece quando o carro não corresponde às expectativas e às promessas criadas pela marca. Isso geralmente faz com que ele se torne um verdadeiro fracasso de vendas, mesmo que possua algumas características positivas que poderiam compensar a decepção.

Grandes fracassos automotivos

Montamos uma lista com cinco modelos que foram grandes fracassos automotivos na época de seu lançamento, mas que, olhando para trás, nem eram tão ruins assim. Confira!

1. Fiat Bravo

O Bravo foi lançado no mercado nacional três anos após sua estreia mundial como o sucessor do Stilo. Ao desembarcar por aqui, ele trouxe um motor 1.8 eTorq muito beberrão, e nem a versão T-Jet com propulsor 1.4 turbo foi suficiente para alavancar as vendas do hatch médio.

2. Renault Mégane (2ª geração)

O francês fez barulho quando estreou por aqui em uma nova geração com visual diferenciado, bom nível de equipamentos e boa dirigibilidade. Mesmo assim, ele não fez sucesso e acabou saindo de linha antes da perua Grand Tour. Hoje, poucos se lembram do sedã.

3. Chevrolet Equinox

Sucessor do Captiva, o Equinox chegou com a promessa de esportividade com seu motor 2.0 turbo de 262 cv, mas acabou fracassando nas vendas. A situação agravou-se quando a Chevrolet decidiu retirar o 2.0 e manter apenas a opção 1.5 turbo de 172 cv, eliminando de vez o apelo esportivo do modelo.

4. Citroën C4 Pallas

Quando chegou ao Brasil, em 2007, o carro tinha como diferencial seu tamanho e o visual moderno da linha C4. Porém, estava equipado com o problemático câmbio AL4 nas versões automáticas, sem mencionar a má fama da Citroën no quesito confiabilidade. Tudo isso reverteu as expectativas da montadora e levou o automóvel ao fracasso.

5. Ford Fiesta Ecoboost

O Fiesta desembarcou no Brasil em 2016 com o motor Ecoboost 1.0 tricilíndrico de 125 cv, o propulsor mil mais potente do país na época. O erro da montadora foi adotar o problemático câmbio Powershift, além de não saber muito bem como posicionar o modelo na linha.

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