Mais uma insatisfação com os elétricos: pneus se desgastam rapidamente e decepcionam consumidores
Venha entender por que os pneus dos veículos elétricos estão se desgastando mais rápido do que o esperado e como isso pode afetar seu bolso.
O sonho de uma experiência automotiva sustentável e econômica com carros elétricos pode ser acompanhado por um custo inesperado: o desgaste acelerado dos pneus. Um estudo da consultoria J.D. Power revela que esse problema está gerando insatisfação entre os donos de EVs, que esperavam maior durabilidade, similar à dos modelos a combustão.
Um estudo da Epyx, consultoria britânica, já havia revelado que a durabilidade dos pneus em carros elétricos pode ser 26% menor do que em modelos convencionais.
Na prática, isso significa que a troca dos pneus em um EV pode ser necessária 10.200 km antes do que em um carro a combustão, considerando as condições das rodovias inglesas.
Desgaste acelerado e custo elevado
Apesar de os custos de manutenção serem geralmente mais baixos para carros elétricos, os pneus são uma exceção. Eles se desgastam mais rapidamente nos modelos a bateria devido ao peso extra e ao torque superior.
Os pneus de carros elétricos são mais caros que os dos modelos convencionais devido a materiais especiais para reduzir a resistência à rolagem e proporcionar tratamento acústico diferenciado.
Insatisfação dos consumidores
Ashley Edgar, diretora sênior de Benchmarking e Mobilidade Alternativa da JD Power, aponta uma crescente diferença de satisfação entre carros elétricos e movidos a gasolina. Isso destaca a necessidade de educar os proprietários sobre as diferenças de desempenho, segundo ela.
“Além disso, devido ao conflito herdado entre maximizar a autonomia dos veículos e otimizar o desgaste dos pneus para veículos elétricos, os fabricantes de pneus e os de automóveis precisam trabalhar em conjunto para superar o desafio sem sacrificar completamente o desempenho dos pneus em outras áreas, especialmente à medida que o mercado de veículos elétricos continua a crescer”, revela a especialista.
Muitos consumidores não estavam preparados para esse desgaste precoce, tornando-se uma das principais razões de retorno aos revendedores, segundo a J.D. Power. A falta de conhecimento sobre esse aspecto tornou-se a segunda maior causa de devolução, ficando atrás apenas de problemas na eletrônica dos carros elétricos.