Sinal de alerta! Desgaste irregular nos pneus é garantia de problemas no carro

Cuidados com manutenção das suspensões, alinhamento da direção e conferência da calibragem podem prolongar a durabilidade dos pneus.

Assim como um termômetro pode indicar a temperatura corporal de um ser humano, os pneus do carro também funcionam como uma espécie de termômetro da saúde do veículo. Eles podem indicar eventuais problemas no carro: seja nas suspensões ou mesmo na geometria da direção.

Além disso, os pneus podem revelar mais do que se imagina dos donos do veículo. Ao observar um pneu, é possível saber se o dono é relapso e preguiçoso, entregando aqueles que não possuem o hábito de realizar manutenções preventivas no carro.

Cuidados básicos com os pneus do carro

Quando se trata de pneus, o primeiro cuidado a se observar é o alinhamento da direção. Caso não esteja correto, o resultado será o desgaste irregular dos pneus. Por outro lado, se o motorista se esquecer de calibrar os pneus, também é sinônimo de problema na certa.

Para se ter ideia, cerca de 70% dos carros que trafegam no Brasil não usam a pressão recomendada nos pneus. No entanto, essa calibragem abaixo não é intencional. Eles vão esvaziando devagar e o motorista mais desatento não percebe.

A questão é que quando a pressão dos pneus está abaixo da recomendada, outro problema surge: a banda de rodagem passará a ter um desgaste irregular nas extremidades. Além disso, os pneus vão se desgastar de maneira mais rápida se os pneus estiverem descalibrados.

Como se não bastassem os problemas, os pneus murchos também trazem mais instabilidade para o carro, colocando em cheque a segurança no trânsito.

Libras a mais nos pneus: por que não colocar?

No outro extremo, estão os motoristas que adoram colocar umas libras a mais na hora de calibragem os pneus. O argumento é que, com os pneus mais cheios, o carro vai gastar menos combustível.

Apesar de a intenção ser boa, o que acontece na prática é a redução da durabilidade dos pneus, causando, inclusive, desgaste irregular no meio da banda de rodagem. Tudo isso porque o carro fica mais “duro”.

Entretanto, vale ressaltar que o desgaste da banda de rodagem dos pneus precisa ocorrer de forma regular. Ou seja, o pneu não pode estar gasto em escamas, com áreas mais ásperas ou mais desgastadas nas extremidades que no meio.

Todos esses sinais indicam falta de zelo do motorista com o seu veículo. A médio prazo, essa preguiça pode custar manutenções extras em seu automóvel.

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